Menu

A filha da loja de mochi: Tamako Market e Tamako Love Story (resenha)

Tamako Market (série)


    Um distrito comercial. Um pássaro muito convencido. Garotinhas fofinhas. Muito, mas muito mochi. Você consegue imaginar um anime que sintetize tudo isso? Pois bem, esse anime é Tamako Market. 

    A história gira em torno de Tamako, uma colegial que ama mochi — um bolinho feito de arroz glutinoso — e reside no distrito comercial de Usagiyama onde sua família tem uma loja de mochi, a Tamaya.  A garota vive sua vida se dividindo entre suas atividades escolares junto com suas amigas do clube de bastão, Kanna e Midori, e o trabalho na loja de mochi de sua família.

      Tamako Market é um anime muito levinho e divertido. Num primeiro olhar ele não tem nada de mais e talvez, analisando bem, a obra não tem nada de mais mesmo. São apenas garotinhas fofinhas sendo fofinhas, várias piadinhas e mochi para tudo que é lado. Entretanto, apesar da simplicidade do enredo de Tamako Market, é muito gostoso acompanhar o anime. A série, do ano de 2013, é composta de 12 episódios bem engraçadinhos e tem um elenco incrível. Metade, ou talvez todo o carisma de Tamako Market reside em seus personagens.

    Começando pela protagonista, Kitashirakawa Tamako, a filha da loja de mochi. Ela é uma garota meio lerdinha e, em alguns momentos, até mesmo desastrada. Tamako é completamente apaixonada por mochi; ela ama mochi e tudo que tem relação com essa iguaria da culinária japonesa. A garota também se dedica bastante, tanto na loja de sua família, quanto no clube de bastão do qual faz parte juntamente com Midori e Kanna.

      Tokiwa Midori é uma colega de classe e também uma amiga de infância de Tamako. Midori é muito bonita e por isso é popular em seu colégio tanto com os meninos, quanto com as meninas; o avô dela tem uma loja de brinquedos no mesmo distrito comercial em que se encontra a loja de mochi da família de Tamako.  

    Makino Kanna, por sua vez, é filha de um carpinteiro. A garota tem aptidão para a carpintaria e sempre que vê algo quebrado sente uma vontade gigantesca de consertar o objeto em questão. Ela diz se negar a segurar algo que seja mais leve que um martelo e gosta de ângulos retos. Por conta de tudo isso, Kanna é uma das personagens mais engraçadas de todo o elenco. Ela também tem um lado meio perverso e adora provocar o pássaro Dera.

Mochimazzi Dera é um pássaro de uma ilha distante que está em uma jornada para encontrar uma noiva para o príncipe ao qual serve. Entretanto, ele acaba indo parar no distrito comercial e sendo “adotado” pela família de Tamako. Ele é um pássaro muito convencido e seus comentários são, por muitas vezes, inconvenientes. De tanto comer mochi Dera engorda terrivelmente, ficando até mesmo com dificuldades para voar. No meio disso tudo ele acaba conhecendo uma garota chamada Shiori e se apaixonando por ela. As tentativas de Dera de conquistar ou se exibir para Shiori apenas aumentam as doses de humor do anime.


      Asagiri Shiori é membro do clube de badminton. Ela é muito tímida, tem um ar frio e não tem muita facilidade em se aproximar das pessoas. Ainda assim, ela consegue ficar amiga de Tamako. Graças a isso ela acaba frequentando bastante a loja de mochi e tendo de lidar com os constantes galanteios de Dera. Porém, as coisas melhoram um pouco para ela nesse campo com a chegada de Choi. 

Mochimazzi Choi é uma profetisa da mesma ilha de onde veio Dera. Assim como o pássaro, ela serve ao príncipe da família Mochimazzi. Choi é extremamente fiel ao seu príncipe, Mochimazzi Meccha, e é a única capaz de colocar Dera na linha. 



    Com relação aos personagens que compõe o distrito comercial, há uma infinidade deles. Cada um com sua peculiaridade, todos bastante carismáticos e engraçados. Entretanto, é necessário destacar dois deles em especial.

      Kitarashikawa Anko é o primeiro personagem do distrito a merecer um destaque especial. Ela é a irmã caçula de Tamako e ainda está no ensino fundamental. Diferente de Tamako, Anko não gosta tanto assim de mochi. Ela também possui uma personalidade mais rebelde e é bem menos desligada que a irmã. 

 
Outro personagem do distrito que merece ser mencionado é Oji Mochizou. Assim como Tamako ele também é filho de uma loja de mochi. Na verdade, a loja de mochi da família de Mochizou se localiza, exatamente, em frente à loja de mochi da família de Tamako. Por serem ambos filhos de lojas de mochi e morarem de frente um para o outro, ele e Tamako são amigos de infância. 
 
    A série de Tamako Market é muito divertida e levinha. O carisma do elenco é o suficiente para cativar o expectador, que assiste os doze episódios sem nem mesmo ver o tempo passar. É muito fofinho e bastante engraçado, com uma trilha sonora que combina bastante com a temática do anime e cola na sua cabeça.  Entretanto, se a série de anime já é uma graça, o filme consegue ser ainda melhor.

Tamako Love Story (filme)


      Intitulado Tamako Love Story, o filme se passa algum tempo depois dos acontecimentos que colocam fim à série de anime. Como o título sugere, o filme é uma história de amor focado no romance entre os personagens, pouco explorado na série de TV.  

    Em Tamako Love Story, Tamako e seus amigos estão no último ano do ensino médio e, portanto, devem decidir quais caminhos seguir a partir de agora. Mochizou, o amigo de infância de Tamako, resolve ir à uma universidade em Tóquio. Entretanto, antes de partir, ele decide confessar seus sentimentos à garota. Tamako tem, então, de aprender a lidar com a confissão e entender quais são os seus próprios sentimentos por Mochizou.

Se o anime já era fofo, o filme é fofo ao quadrado. Tamako Love Story é, simplesmente, uma das histórias de amor mais bonitinhas que você vai assistir na vida. Os sentimentos do Mochizou, a importante decisão de, enfim, se declarar, a forma como ele trata tudo isso.... É tão bonitinho! Mais do que isso, causa identificação. Os dilemas dele convencem, o expectador acaba torcendo muito para que tudo dê certo para o garoto.

    Do lado da Tamako as coisas não são diferentes. A forma como ela reage à confissão, a busca dela por entender os próprios sentimentos... tudo também é muito bonitinho. E engraçado, muito engraçado! Além de tudo, também é perfeitamente compreensível, afinal, o Mochizou é o amigo de infância dela, ele sempre esteve lá. Toda essa questão causa uma expectativa gigantesca; você fica lá, assistindo e torcendo, esperando para ver a decisão de Tamako e qual rumo a história irá tomar.
   
    Para além do romance, temos a presença dos demais personagens que ajudam a tornar tudo ainda mais engraçado. A Kanna, então, se supera, sendo dona de algumas das melhores frases do filme todo.  

    O filme é ainda melhor que o anime. Extremamente divertido, fofo, bonitinho e até mesmo um pouquinho dramático. É quase uma hora e meia de uma história bem levinha, bem gostosa de acompanhar. O visual é muito bonito, há algumas cenas com umas cores fantásticas, e a trilha sonora é muito boa também. Vale a pena assistir, o filme ao menos vale.

    Tamako Market e Tamako Love Story são algumas daquelas histórias bem bobinhas, mas também bem balsâmicas, que em alguns momentos chega até mesmo a bater lá no fundo do coração. São um bom exemplo de que há momentos em que o moe erra, mas quando ele acerta, acerta em cheio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário