Menu

Resenha: Toki wo Kakeru Shoujo (A Garota Que Saltava no Tempo)



   E se você pudesse saltar no tempo, voltar ao passado e refazer o mesmo percurso quantas vezes quisesse? Já imaginou como seria ter a chance de consertar aquele meio segundo de vacilo que ferrou com o seu dia todo? Essa garota pode! 

   Konno Makoto é uma estudante comum do ensino médio que vive correndo contra o tempo para não chegar atrasada no colégio. Ela se considera uma pessoa de sorte, que não é genial, porém não é nada burra, que não fica doente nem se machuca com frequência. Ao lado de Chiaki e Kousuke, Makoto forma um trio único vivendo a difícil fase de decidir qual profissão seguir após o ensino médio. Entretanto, no Nice Day, que ironicamente deveria ser o melhor dia do ano, Makoto se vê com a maior má sorte de sua vida. Após uma sequência de acontecimentos azarados no colégio, o freio de sua bicicleta quebra e ela teria morrido atropelada por um trem se não realizasse uma atividade incomum: saltar no tempo.

   Cara, que filme! Sério. O filme é uma animação japonesa que dura mais ou menos uma hora e quarenta minutos. O ano de lançamento de 2006. No geral, tudo é.... lindo. Eu fui muito envolvida pela história, então eu não reparei muito na animação, mas pelo que me lembro é boa. O estilo gráfico é mais adulto, me lembrou um pouco gekiga. Okay, ele não é exatamente gekiga, mas tem uma perspectiva mais adulta no traço, sim. Me lembrou Sakamichi no Apollon e Copellion também. Não o traço em si, mas a atmosfera à qual ele me remete, sabem? 

   Antes de falar mais sobre o filme, preciso abrir um parênteses. Eu assisti Toki wo Kakeru Shoujo ontem, porém, era para eu ter assistido na quinta-feira com meu amigo no CINUSP (uma mostra de filmes que rola sempre lá na faculdade); eu dei o bolo no meu amigo e achei mais do que justo compensar isso assistindo o filme. Desculpe pelo bolo, Gabs, espero que me perdoe, sério.

   Voltando. Eu gostei muito do filme, muito mesmo. Não só por ser uma animação japonesa, mas porque ele é bom mesmo. É envolvente e emocionante, a trilha sonora é bonita, tem um dilema muito legal presente na história... Veja bem, se você salta no tempo e muda o passado, ainda que minimamente, o futuro também será afetado. Será que ao mudar alguma coisa de seu passado, se safando desta ou daquela situação, você não está fazendo que outra pessoa sofra algo em seu lugar? Será que você não está vivendo às custas do sofrimento de alguém? Uma coisa a se pensar.

   Os personagens são muito cativantes, todos eles. A Makoto é bem humana, bem moleca, decidida, escandalosa.... Achei ela uma boa protagonista; O Chiaki é engraçado, descolado... Ele tem uma leveza no ser, um jeito bem maneiro de levar a vida; Sousuke é super inteligente e bom moço, sem deixar de ser descontraído quando necessário. Enfim, o trio "principal", por assim dizer, é muito bom. Eles me conquistaram facilmente, quando dei por mim já estava louca por todos eles.

   O final é muito bonito, embora ele tenha meio que enveredado para uma coisa mais amorzinho que não era o que eu esperava da história, sério. Mas ficou tão bonitinho que eu não liguei. Eu me rendi ao shoujo.... Ou quase. Mentira, gente, me rendi não. Mas foi tão bonitinho aquele final! Me surpreendeu, mesmo. Eu imaginava um final e aconteceu outra coisa. Logicamente não foi nada super imprevisível, mas eu pensei que fossem acontecer outras coisas, de um outro jeito e tudo o mais. Toki o Kakeru Shoujo merece, no mínimo quatro estrelas, eu daria pelo menos quatro e meia.

   Enfim, o filme foi lindo, eu gastei meu tempo super bem assistindo ele. Assistiria de novo, pelo menos mais umas três vezes. Chorei no final, me apaixonei pela história, pelos personagens.... Estou até agora imaginando o que eu faria se pudesse saltar no tempo igual a Makoto. Então, assistam Toki wo Kakeru Shoujo e me digam: o que fariam se tivessem a oportunidade de saltar no tempo?

3 comentários:

  1. Ohayou ^^

    Provavelmente você nem se lembra de mim (Any, dona do forever sapo: http://4ever-sapo.blogspot.pt/) porque já não comento aqui há séculoooooooos, mas como adoro o blog e as suas resenhas que vão diretas ao ponto, lá consegui um tempinho para comentar. Já tinha ouvido falar dessa história uma única vez e até me convenceu minimamente, além de que como é só um filme, deverá dar para despachar relativamente depressa. Da única resenha que li além da sua, tinha imaginado um final algo dramático, mas pelo que você disse, parece que é mais do tipo bonitinho. Bem, se não for contra a proposta do enredo, talvez até o aceite em, se não, talvez simplesmente me deixe a remoer o final. De qualquer modo, parece que vai valer a pena assistir :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bonitinho mesmo. Mas tem um pouco de drama sim. Acho que eu falei tudo que queria na resenha, mas é, é legal sim. Eu gostei, sei lá kkk.

      Excluir
  2. Alguém me ajuda com uma informação... A vó dela era ela no futuro?

    ResponderExcluir