Menu

Resenha: Saenai Heroine no Sodatekata


   Saekano.... Saekano... Saekano... SAEKANO!!!! E chegou o momento tão esperado, hora de falar do melhor anime da temporada de janeiro de 2015 (pelo menos para mim). O meu, o seu, o nosso, SAEKANO! Adaptado a partir da light novel de mesmo nome, roteirizada por Fumiaki Maruto e ilustrada por Kuherito Misaki, Saenai Heroine no Sodatekata é, simplesmente, diamante em meio às pedras. Sekano gira em torno de Tomoya, um otaku que um dia, após ter uma espécie de encontro predestinado com uma garota em uma ladeira, decide criar um galge moldando sua heroína na garota que ele avistou naquele dia. Entretanto, Tomoya acaba por descobrir que a garota em questão é Kato Megumi, sua colega de classe que, até então, ele nunca tinha notado. Para completar a situação, ele não possui habilidades desenho ou roteiro, o que o obriga a pedir ajuda pra Sawamura Eriri, uma das garotas mais populares do colégio que, em segredo, desenha doujinshis; e Kasumigaoka Utaha, outra garota absurdamente popular, mas que possui outra identidade, a de uma famosa autora de light novels. Juntos, eles começam a desenvolver o jogo, que deverá ser apresentado na Comiket, ao mesmo tempo que moldam Kato em uma perfeita heroína. 

   Saekano é uma perola, juro, mesmo. Quando eu li a sinopse pensei: Mano, é a história de um otaku que resolve desenvolver uma visual novel, isso deve ser legal! E era, e é, meus Deus, como é legal, é fantástico. O anime é muito mais do que eu esperava, muito mais engraçado, muito mais bem feito, muito mais bonito, um enredo muito melhor do que eu pensava.... Esse é o segundo anime harém que eu assisto e fico tipo "Dane-se que é harém eu adoro isso. Adoro tudo, até o harém!" Eu gostei muito, muito, muito mesmo. Eu já estou com saudades, eu já quero mais, quero segunda temporada, quero mais Eriri, mais Utaha, mais Kato, mais Tomoya... Quero mais diálogos estranhos, mais "otakices", mas momentos chuunibyon, mais discursos do tipo "seja quem você é, nunca se envergonhe", quero mais "2D>>3D", quero mais... Quero mais Saekano.

   O anime é bom em todos os sentidos. A arte, a trilha sonora, os personagens... E que personagens, meu Deus! Preciso falar deles, preciso falar do círculo do Tomoya, mas vou esconder dois personagens que aparecem no meio do anime, pois quero a surpresa de todos vocês quando eles aparecerem.

   Então vamos começar pelo Tomoya? Aki Tomoya, otaku assumido, entendido de games, animes, mangás e novels... Óculos (oh, os personagens de óculos...), aquela cara de pastel, aquela paixão, aquela lerdeza, um virjão... O par ideal... Pena que é 2D! Okay, sério agora. Eu gostei muito do Tomoya, ele é mesmo um cara muito legal. Ele é muito bom em ser otaku, ele entende desse universo, concentra suas forças nesse universo... Tomoya é capaz de fazer qualquer novel vender em 5 minutos, só em fazer um review sobre ela em seu blog. Isso sem contar que ele é prestativo e gentil, embora bem idiota, e muitas vezes burro quando o assunto é.... hum... garotas 3D. Ele é a alma daquele jogo, ele quer mais do que ninguém o finalizar e, mais que isso, Tomoya consegue motivar todo o resto do círculo. Tomoya é tão, Tomoya, e isso é, na maioria das vezes, tão bom!

   Então, temos a Eriri.... Minha amada Eriri... Eriri minha vida.... Imaginem uma garota aparentemente fofa, com um lado absurdamente tsundere; imaginem uma pessoa com um rosto angelical, mas com pensamentos nem tão angelicais assim; imaginem aquela garota linda e popular da sua escola, aquela garota com quem você acha que nunca vai conseguir conversar.... Imaginou? Agora imagine que, em segredo, ela é uma talentosa e famosa autora de doujinshis... E, sim, eu estou falando da primeira definição de doujinshi que encontramos na wikipédia. Eriri é essa garota. Eriri é a amiga de infância, Eriri esconde seu lado otaku, Eriri é uma louca ciumenta, absurdamente maravilhosa, escandalosa, linda e com dentinhos pontudos. Sawamura Spencer Eriri é a garota certa para fazer a arte da VN de Tomoya.

   Porém, nem só de arte vivem os games, eles precisam de roteiro. E quem melhor do que Kasumigaoka Utaha, a belíssima aluna do terceiro ano, a maravilhosa Utaha... A estudante prodígio do ensino médio, a famosa autora de light novels.... Famosa no mundo otaku, porque no colégio, Utaha-senpai é somente a lindíssima Utaha-senpai. A Utaha é.... Boa com roteiros, boa com conselhos, boa em escrever loucamente coisas sanguinárias quando está irritada. Ninguém melhor do que a talentosíssima Kasumiagoka Utaha para transformar, em questão de roteiro, Kato em uma heroína.

   E por falar em Kato Megumi, meu Deus, o que é Kato Megumi?! Pensem em um personagem sem graça, apático, nonsense... É a Kato. E é isso que a torna maravilhosa. Kato não é um personagem sem graça, chamá-la de sem graça acabaria com a ideia que se têm de personagens sem graça. A Kato simplesmente não tem.... nada. Ela não se irrita, não se preocupa, não sente ciúmes, Kato não tem sentimentos, Kato é a apatia, Kato é boring... Kato é linda. Kato é incrível, Kato te conquista sem possuir nenhum tipo ou estereótipo, Kato é.... Kato. E Kato está convivendo com um bando de otakus e aprendendo a ser uma perfeita heroína e ela se esforça, à sua maneira, mas se esforça.

    Okay, temos o idealizador, a ilustradora, a roteirista, a heroína... Falta...? A trilha sonora! E essa parte importante fica à cargo de quem? Isso mesmo Hyoda Michiru, a prima de Tomoya. A garota é vocalista numa banda chamada Ice Tail, ela toca guitarra, nasceu no mesmo dia que o Tomoya e..... Bem.... Ela é....  Um pouco exagerada em suas reações e ao mesmo tempo um pouco ingênua em alguns pontos. Digamos que ela ainda não entendeu que ela é uma garota, que o Tomoya é um garoto, e que eles não têm mais sete anos de idade. Ela aparece bem no finalzinho... Mas também aparece no primeiro episódio, então não é spoiler falar dela.

   Pela segunda vez na minha vida, eu gostei de absolutamente todas as garotas, todas. Sem exceção. Cada uma delas é fantástica à sua maneira. E o Tomoya... O Tomoya é um amor cara, eu gosto muito dele. EU GOSTO DE PERSONAGENS OTAKINHOS VIRJÕES, OKAY? Mas, sendo mais séria, Saekano é mesmo uma história legal. Ele vai além de ser só um anime de slice of life sobre um grupo de adolescentes produzindo um jogo, tem algo a mais! Não que ele seja filosófico e profundo, não é isso, é mais uma questão de alguns questionamentos importantes. O Tomoya ele é um otaku e ele não tem vergonha de ser otaku. Ele não se importa se as pessoas vão achá-lo esquisito, ou estranho... E não podemos nos esquecer que ele vive sob o conceito japonês de otaku, que é ainda pior que o brasileiro. Na verdade, o Tomoya me lembrou muito os otakus brasileiros, em um certo ponto. Geralmente, quando eu pensava em um otaku japonês, eu pensava em alguém fanático por só animes, ou só games, ou só mangás... Mas o Tomoya não, ele é aficionado em tudo, ele gosta dos animes, das light novels, dos mangás, das figures, das OSTs, dos games... E eu achei isso muito legal. Eu gostei do fato dele gostar de si mesmo. Porque, às vezes, quando a gente é otaku acabamos tendo vergonha de assumir isso e ter de receber os olhares das pessoas em redor, mas ele não se importa com isso. Ele é Aki Tomoya, ele dita regra no mundo otaku, ele é apaixonado, ele é bom nisso e ninguém, nunca, vai tirar isso dele.


   Saekano foi a grande promessa cumprida da temporada. Ele deixou todo mundo com gostinho de quero mais, ele promoveu surtos, promoveu gritos, emoções... Saekano... Saekano deixou geral com vontade de jogar a visual novel que eles desenvolvem. Ele fez piadas com coisas estranhas, piadas com coisas otakus, piadas com os personagens.... Teve ecchi? Teve! Teve harém? Teve! Teve como shippar? Só se for um personagem com você mesmo.  Mas teve uma abertura e um encerramento viciantes e envolventes, teve identificação, teve feels.... Estou torcendo loucamente para ser confirmada uma segunda temporada. Para que eu possa rir, me divertir e surtar, mais uma vez com Saekano. Para que eu possa assistir esse inusitado círculo desenvolver o melhor galge que a comunidade otaku já viu!

2 comentários:

  1. Nem tinha ouvido falar desse anime, acho que vou dar uma chance, parece ser bom mesmo e ainda não assisti nenhum anime sobre otakus virjões, to curioso pra ver isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisas dele são nos moldes de Bakuman... Não tudo, claro, mas existem alguns elementos em comum. Eu acho Saekano genial, sério, mesmo. Eu quero muito que tenha segunda temporada, eu quero as treta, eu quero tudo.

      Excluir