Menu

Resenha: Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!


    Chuunibyou. A síndrome da oitava série. Aquela época da vida em que os adolescentes resolvem ser diferentes de tudo e de todos, chegando até mesmo a fingirem que possuem poderes especiais. Esse é um dos elementos chaves que permeiam o enredo de Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! Originalmente uma light novel escrita por Torako, com ilustrações de Nozomi Osaka, a obra ganhou uma adaptação para anime em outubro de 2012, um filme em 2013 e uma segunda temporada em janeiro de 2014. 

    A história gira em torno de Togashi Yuuta, um garoto que está para entrar no Ensino Médio. Entretanto, durante o Fundamental, Yuuta sofria do famoso chuunibyou. O garoto se autodenominava Dark Flame Master e acreditava ter poderes especiais. Agora, prestes a começar o Ensino Médio, Yuuta só quer deixar seu passado embaraçoso para trás e ter uma vida escolar diferente. Porém isso não será assim tão fácil graças à existência de Takanashi Rikka, sua vizinha e colega de classe, que ainda sofre de chuunibyou e conhece sua antiga identidade.

    Chuunibyou é um anime que eu queria assistir já faz um bom tempo, mas vivia enrolando, sempre encontrando uma desculpa diferente. Como são duas temporadas eu decidi fazer um post só para as duas de uma vez, então, sim, isso pode acabar se tornando um texto muito longo. Vou tentar dar o mínimo de spoiler possível, mas não posso garantir que vai ser cem por cento livre de spoilers, principalmente na parte da segunda temporada. Então, vamos lá.

Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!



 Ah, a primeira temporada! Eu gosto muito dessa primeira temporada, eu gosto mesmo, mais do que da outra. Eu gosto porque apesar de Chuunibyou ser um slice of life, apesar de aparentemente ser só garotinhas fofas fazendo gracinha e o Yuuta respirando pesadamente pós alguma peripécia da Rikka, essa temporada aborda, sim, algo mais sério.

   A forma como o chuunibyou da Rikka, mas também o chunnibyou em si, é tratado é algo que fez com que eu gostasse ainda mais da história. Além dos personagens, além das piadas, além da animação de qualidade já esperada de um anime da Kyoto Animation. No momento em que eu percebi que havia, sim, uma perspectiva de abordagem do chuunibyou ali, no meio de tudo aquilo, eu gostei ainda mais de todo o conjunto da obra e do enredo.

    Como essa é a primeira temporada, é nela que são apresentados os personagens e todo o panorama da história. Acho os personagens de Chuunibyou todos muito carismáticos. Todos são fofos, engraçados e adoráveis à sua maneira. Todos. Tanto, que considero indispensável falar deles. 

    Começando por Togashi Yuuta, o protagonista mor, por assim dizer. O Yuuta, como a própria sinopse já mostra, sofria de chuunibyou durante seu Ensino Fundamental. O garoto se autodeclarava Dark Flame Master e acreditava ter poderes especiais. Acontece que o tempo passa, o Yuuta amadurece, e deixa de lado a síndrome da oitava série. Então, ele começa a se sentir envergonhado dos seus tempos de Dark Flame Master e quer deixar tudo aquilo para trás. Yuuta busca uma nova vida escolar, um recomeço, por isso ele vai para uma escola onde ninguém o conhece. Ele não quer ser apontado por ninguém como "o garoto que dizia ter poderes e estava sempre sozinho agindo como se desprezasse todo mundo". Entretanto, para além de um ex-chuunibyou, o Yuuta tem algo mais. Acho que ele tem, talvez, uma gentileza enraizada nele. Isso sem contar que ainda não abandonou completamente seu lado chuuni, se é que isso é possível, e a maneira como ele se relaciona com a Rikka é também muito interessante. Acho que talvez a palavra compreensivo exemplifique um pouco. Ele compreende a Rikka, isso é legal. 


    E falando em Takanashi Rikka, o que podemos dizer da garota que estraga todos os planos do Yuuta? Rikka e seu tapa-olho utilizado para selar seu poder. Rikka, a Wicked Eye. Rikka e suas frases que ninguém entende. Rikka que parece que nunca fala nada com nada. Rikka sempre tão fofinha... Acho a Rikka fantástica, mesmo. Ela é fofa, é engraçada, tem um bom desenvolvimento, principalmente nessa primeira temporada, tem um passado e usa um tapa-olho! Eu disse que gosto da relação que o Yuuta tem com a Rikka e isso, obviamente, se estende para a relação que a Rikka tem com o Yuuta. Ela não desiste, trata o Yuuta como Dark Flame Master mesmo que ele não queira mais ouvir esse nome; a Rikka enxerga a última pontinha de chuunibyou presente no Yuuta e esse é o começo de uma relação muito legal, mesmo.



Tratando-se de Rikka, não é possível deixar de lado sua serva, Sanae Dekomori. Se autodenominando Mjolnir Hammer, Dekomori conheceu Rikka pela internet e, desde então, se tornou sua serva. Ela é, simplesmente, a mais fofa. Não tem pra ninguém, não adianta. Aquelas marias-chiquinhas loiras, os pesos nas pontas, aquela voz fantástica... A Dekomori é uma peste! E isso é maravilhoso! Demorei um bom tempo pra decidir se tinha com ela uma relação de puro amor ou se eu queria esganá-la. A primeira opção ganhou. Dekomori é engraçada, uma serva dedicada e responsável por grande parte dos escapes cômicos ao longo do anime. Como? Atormentando a pobre Nibutani.

    E quem é Shinka Nibutani? Bom, no começo ela é apenas uma bela garota da turma do Yuuta. Os cabelos longos e brilhantes, a mais bonita da turma, as maiores notas... Nibutani é a estudante perfeita. Mas não, não é bem assim. A garota tem um passado: por mais incrível que pareça, ela também já sofreu de chuunibyou. Sua identidade era Mori Summer, uma maga de mais de cem anos. O objetivo dela é o mesmo de Yuuta, deixar todo esse negócio de chuunibyou para trás e recomeçar. Entretanto, com a presença de Rikka e, consequentemente, de Dekomori, uma grande devota de Mori Summer, não é nada fácil. Assim como Yuuta, Nibutani morre de vergonha do seu passado, ela chega a rolar, literalmente, no chão de vergonha. Também possuí um lado muito agressivo e um grande desejo de aceitação, mas é uma pessoa bem prestativa e uma amiga dedicada.


    Pode não parecer, mas no meio de todos esses chuunibyou e ex-chuunibyou existem pessoas normais. Ou quase normais, afinal, não sei se normal é uma palavra muito boa para descrever Kumin Tsuyuri. A garota é um ano mais velha que os demais personagens, sendo, portanto, a veterana, vulgo senpai. A Kumin só dorme. Ela praticamente dorme o anime todo; tem uma voz super calma e sonolenta, e é muito fofa. Toda essa fofura e gentileza consegue conquistar o coração de um de seus kouhai, Makoto Isshiki. E não, ela não tem chuunibyou. 

    Acho que quando o assunto é o Makoto, normal também não descreve muito bem. Apesar de não possuir a síndrome da oitava série Makoto é muito engraçado. Na verdade, ele é muito idiota. E também tem um pouco daquele estereótipo de garoto que vai para o ensino médio e quer "fazer sucesso com as mulheres", por assim dizer. Makoto é o primeiro amigo que o Yuuta faz na escola.

Além dos personagens adolescentes, considero importante a presença de Takanashi Touka. Ela é uma cozinheira profissional e não tem um bom relacionamento com a irmã, Rikka. A Touka também soa muito séria e agressiva, mas esse jeitão dela a torna engraçada em muitos momentos. E no fim das contas ela só quer ajudar a Rikka sair dessa de chuunibyou e mais algumas outras coisas que tem de assistir o anime para descobrir.

    Ainda falando de irmãos, vou citar Kuzuha e Yumeha, as irmãs mais novas do Yuuta. A Kuzuha tem um ar muito responsável e, de fato, ela é mesmo bem responsável. Já a Yumeha é muito novinha e só é fofa mesmo; porém protagoniza umas cenas super engraçadas.

    Somando enredo, personagens, trilha sonora, animação e todas as coisas de sempre, a primeira temporada de Chuunibyou é mesmo algo incrível. Tem humor, tem "romance", tem coisas fofas e tem, sim, uma parte mais séria. Anteriormente, eu falei sobre a forma que o chuunibyou é abordado na trama e esse acho que é o grande diferencial para mim. É o toque à mais que me fez apreciar verdadeiramente essa temporada e entrar super animada e com o pé direito na próxima.

Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! Ren

  
     A segunda temporada não é, a meu ver, tão boa quanto a primeira. Não que seja ruim, isso não, a primeira só me agradou um pouco mais. Nessa nova temporada houve um desenvolvimento maior das relações entre os personagens. Uma vez que se teve a resolução do conflito existente na primeira temporada, a segunda acabou sendo um pouco mais leve. O foco é um desenvolvimento interpessoal num sentido mais romântico, como sempre muito bonitinho e engraçado pra caramba.

    Uma série de fatores levam Yuuta e Rikka a morarem juntos. Uma coabitação secreta que poderia dar em muita coisa caso a Rikka não sofresse de chuunibyou. Em contrapartida, uma antiga amiga de Yuuta aparece: Shichimiya Satone. A garota andava com Yuuta nos tempos do Fundamental, sua identidade chuuni é Sophia Ring SP Saturn VII e, sim, ela ainda sofre de chuunibyou.



A Satone é a grande nova personagem da trama, ela aparece para meio que dar uma desestabilizada nas coisas. Eu digo meio porque não acontece, exatamente, uma grande mudança nem nada. A voz dela é um pouco irritante, mas ela é muito animada, meio hiperativa e bem engraçada.

    Confesso que quando a Satone apareceu pensei que o anime poderia acarretar uma grande ship war, afinal, nessa segunda temporada a Rikka e o Yuuta têm um contrato de namorados; mas não senti muito essa vibe emanando. Eu diria, inclusive, que a presença da Satone ajudou muito em algumas coisas. Essa temporada tem uma carga de desenvolvimento de relações, isso vale tanto para o relacionamento do Yuuta e da Rikka, quanto para o da Dekomori e da Nibutani. Inclusive, a Nibutani se desenvolve muito nessa temporada.

    Essa segunda temporada foi muito amorzinho, muito amorzinho mesmo. Ela tem um foco um pouco maior no romance, então rolam muitas cenas bonitinhas e engraçadas, já que metade do elenco sofre ou já sofreu de chuunibyou. Entretanto, mesmo nos relacionamentos não românticos acontecem muitos escapes cômicos também. É uma temporada muito engraçada. Talvez o grande contraste seja este. A segunda temporada é mais leve, é mais amorzinho e risos mesmo. Mas, ainda assim, foi bem legal de assistir. 

     Além da Satone não há nenhuma outra grande interferência. A turma continua toda a mesma: Yuuta, Rikka, Nibutani, Dekomori, Kumin e Makoto. Talvez o que tenha aumentado são as cenas de briga entre a Dekomori e a Nibutani, que me causaram altas gargalhadas. Eu amo a interação delas, parecem cão e gato, é muito legal.

     Portanto, o saldo final da segunda temporada também é positivo. Mesmo eu não sentindo aquele "foco mais sério" por trás, foi muito bonitinha e engraçada. São doze episódios muito bem feitos que vale sim passar suas horas assistindo.

Conclusão


    Num geral, somando as duas temporadas com tudo o que foi apresentado nelas, Chuunibyou tem um saldo muito positivo. É um anime com uma história bonitinha e interessante, que têm um bom desenvolvimento e uma boa execução tanto em relação ao enredo, quanto em relação às coisas mais técnicas. Me diverti bastante assistindo Chuunibyou; eu ri, eu chorei (muito, no final da primeira temporada), tive overdose de fofura... Em suma, foi uma experiência super válida e, no final de tudo, ainda ficou aquele gostinho de "quero mais".  



"De fato, nós carregamos o chuunibyou durante toda a nossa vida."
   





                                                  

9 comentários:

  1. Moe moe moe muito moe peguei diabetes. A propósito, será que dá pra achar aquele livro da Mori Summer pela internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu juro que seja você quem for te imaginei segurando uma placa com "SÓ O LIVRO ME INTERESSA". É uma ideia a se pensar né? A doença das pessoas não tem fim, a internet não tem limites. Se joga... Sendo isso sério ou não.

      Excluir
  2. gostei muito da primeira temporada, entretanto fiquei um pouco decepcionado quanto a relação deles com o Isshiki Makoto, na segunda temporada todos os personagens só humilharam o pobre, além disso o Yuuta nem parecia que era amigo dele,o cara simplesmente ignorou Isshiki Makoto, e não deu nenhuma ajuda, com isso ele quase não aparece na segunda temporada e quando aparece é só para se ferrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o Makoto desaparece totalmente na segunda temporada. Nem como escape cômico lembram dele direito, tadinho.

      Excluir
  3. Concordo, todos os personagens foram bem desnvolvidos, menos o Isshiki coitado... E olha que ele era um bom personagem. Ao meu ver o autor devia ter aprofundado mais a relação dele com o Yuuta.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de assistir, muito bom, hehe!
    Discordando da autora, minha gostei mais da Rikka mesmo. Dekomori foi uma boa personagem, bem relação de "amor e ódio" mesmo (ao menos na primeira temporada), mas com o passar do anime e com seu desenvolvimento, não tem como não ama-la. Contudo, gostei mais da Rikka, não tem nem comparação, o nível de fofura dela se mantém alto do começo ao final do anime :P acabou entrando para minha lista de personagens favoritos.
    Gostei bastante do anime no geral, mas o autor pecou em não ter desenvolvido bem o Isshiki (amigo do Yuuta)... Eles nem pareciam amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Isshiki fica bem pra escanteio mesmo. E a Rikka é maravilhosa demais, meu Deus. Ela e o tapa-olho... Chu2byou é uma das coisas mais fofas que existe no mundo, meu Deus do céu.

      Excluir
  5. Retornei aqui para relembrar dos fatos do anime para assistir o filme, ótima resenha me ajudou a lembrar e me situar para apreciar o filme sem ter alguma dúvida

    ResponderExcluir
  6. tem ou vai ter a 3 temporada de chunnibyou ??

    ResponderExcluir