Menu

Resenha: Tokyo Ghoul √A



   Janeiro de 2015... Kaneki de cabelo branco... Lutas... Sangue... Ossos quebrados... Espera... E então... POXA, PIERROT! Se você, assim como eu estava esperando a segunda temporada de Tokyo Ghoul venha até aqui e me dê um abraço, porque estamos precisando muito de um, sério. 

   Tokyo Ghoul A é a segunda temporada do anime Tokyo Ghoul; ela tinha tudo para dar certo, ou para dar quase certo, mas não deu. Quem leu a minha resenha de Tokyo Ghoul vai se lembrar que eu falei bem, porque, apesar de ter corrido muito com a história do mangá e apesar de ser do Pierrot, o anime tinha sido legal. A palavra que eu usei na época foi "destruidor". Pois é, a segunda temporada também foi destruidora, mas no sentido ruim da palavra.

   Logo que saiu o primeiro episódio, saiu também a notícia de que a segunda temporada de Tokyo Ghoul não seguiria mais o mangá. Tokyo Ghoul A seria uma história original roteirizada pelo próprio mangaká, Sui Ichida. Até aí tudo bem. Já teve uma galera que não gostou muito do negócio, que começou a querer dropar o anime e tudo o mais... Mas eu pensei: Não, vamos dar uma chance! E eu tentei, cara como eu tentei, eu juro que tentei, tentei até o fim. Eu esperei e tive esperanças e.... não deu!

   Eu sabia que a primeira temporada tinha sido corrida, mas como eu não tinha lido o mangá, para mim, aquilo não era capaz de tirar a graça de Tokyo Ghoul. Mas a segunda temporada... Gente.... Assim, eu que sou super desligada acabei percebendo coisas que normalmente eu não perceberia como, por exemplo, o descaso com a animação. Okay, eu já tinha ouvido muita gente reclamar da animação do Pierrot e tudo o mais, mas eu nunca tinha reparado em erros de fato. Mas em Tokyo Ghoul A todo mundo viu. E não foi só isso não gente, porque é bom assistir animes just for fun, teve muita coisa que bugou nessa segunda temporada.

   (Nesse instante eu vou dar spoiler, revelações do enredo do anime, então, se não gostar, melhor parar de ler. )

   No primeiro episódio o Kaneki entra pra fucking Aogire. Nisso todo mundo que lia o mangá já ficou encabulado, já achou ofensivo e mandou apagar. Eu, como não li o mangá, pensei "Okay, pode ser que fique legal mesmo sendo filler...". Fui ingênua. Gente, eu esperei para ver Kaneki de cabelos brancos, eu esperei para ver lutas, para ver dor, sofrimento, emoção, ação e.... ganhei Kaneki fazendo praticamente nada na Aogiri, apanhando, sofrendo, dó, dor no meu coração, mais dó, episódios confusos que eu tive de fazer uma baita força para entender e uma Touka correndo por três episódios.

   A abertura, inicialmente, também me desagradou muito. Porém, depois de uns cinco episódios acostumei com ela. Faz sentido ser daquele jeito, combina com o clima. O encerramento foi legal. A música era boa e a ideia de não ter uma animação fixa, mas sim utilizarem diferentes imagens ao final de cada episódio me agradou.

   Falando num plano mais sentimental, Tokyo Ghoul A emana muita dor. O Kaneki está sofrendo, está todo mundo sofrendo e isso poderia ter sido muito bem utilizado, mas não foi. A ideia de enredo original acabou soando como uma desculpa para fazer as coisas de qualquer jeito. No final, pelo que eu li dos fãs comentando, acabaram utilizando coisas do mangá, porém de forma corrida e confusa. Teve muita coisa que quem não tinha lido o mangá teve de suar muito para entender, muita coisa mal explicada, mal compreendida...

   As lutas mais legais não aconteceram e o anime foi me desanimando tanto a cada episódio que nem o final eu consegui apreciar. Teve uma cena muita bonita, uma sequência de cenas muito bonitas, talvez a melhor coisa da temporada toda tenha sido o final. Foi triste, mas foi bonito. Entretanto, não foi o suficiente para salvar outros 11 episódios de confusão, enrolação e um protagonista que virou figurante.

   Dos 12 episódios a luta, ou parte, ou cena mais legais, ficaram por parte do Coruja. Aquilo foi bonito de ver, aquilo foi legal. A história num todo mais do que o confronto em si. Quase me tocou, porque eu gostava muito do Gerente do Anteiku. No fim das contas, o Kaneki entrou na Aogiri meio que por nada. Nada de super diferente do mangá foi descoberto, a história da Aogiri não se desenrolou de uma forma diferente, foi bem inútil, mesmo.

   A Touka, coitada, que segundo as más línguas já não fazia muita coisa no mangá, fez menos ainda no anime, Só sofreu, chorou, penou e correu por três episódios inteiros. Uma pena, sério. O anime, em si, ficou muito confuso, Era como se um episódio não tivesse tanta relação com o outro... senti isso várias vezes. Parecia meio desconexo algumas partes, sei lá. Não sei explicar, o que eu sei é que Tokyo Ghoul A era uma promessa. Ele tinha uma chance, ele podia ter sido uma temporada toda só de filler e ser super legal, mas.... É, não foi.

   Para quem assistiu a primeira temporada é bom assistir a segunda? Gente, por que não né? Agora, quem leu o mangá, provavelmente vai detestar bastante. Bastante mesmo. Eu li uns capítulos do mangá, uns 30 acho... A premissa de Tokyo Ghoul é legal, a história é interessante, é boa. Eu estava lendo o Re esses dias, é legal também. Foi uma pena o que fizeram ao transformar o mangá em animação, uma pena mesmo. Pois é, Tokyo Ghoul A é aquele anime que podia ter sido legal pra caramba, podia, mas não foi!

18 comentários:

  1. Deve ser por isso que não gostei muito da 2 temporada, porém chorei muito no último ep. mds e como chorei asuhaushauah ... Beijos

    Caahribs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chorei, mas foi muito triste. Kaneki carregando o amigo dele, mano... Triste demais, pqp kk. Mas o anime todo foi broxante, assim não dá kk.

      Excluir
  2. Hahaha... Gente, desejo muito que Tokyo Ghoul tenha a sorte de Hunter x Hunter e seja adotado por um estúdio melhor em algum futurinho.
    Eu lia o mangá, mas dei uma parada porque tava meio boring e prefiro ler no papel... Uma pena que ainda não tenhamos essa opção.
    Enfim, fui uma das chatas que assistiu o primeiro epi e pseudo-dropou. O plano é ver algum dia, mas tô desanimadíssima com o rumo que essa coisa tomou. Assim como você, todos estão dizendo que foi uma porcaria e, apesar de eu não ter gostado tanto da primeira temporada, estava esperando melhoras na segunda temporada e é muito triste que tenha sido decepcionada dessa forma.
    Gostei da review~
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saddy-san, Saddy-san.... É pedir muito um milagre que faça um estúdio bacana pegar Tokyo Ghoul? Sim, é. A Panini vai trazer Tokyo Ghoul, mas ela vai segurar bastante porque tá terminado alguns títulos esse primeiro semestre. Mas vai ter Tokyo Ghoul em papel sim \o/ Aguenta um tiquinho que logo mais tu tá ai com seu Tokyo Ghoul em mãos.

      Obrigada pelo comentário.

      Jya Nee!

      Excluir
  3. Tava procurando uma resenha que explicasse o que eu estava sentindo em relação ao anime. E essa foi a melhor resumiu tudo o que eu senti, essa 2 temporada foi muito sofrível de assistir. Umas coisas sem sentido e sem motivo. Achei q o protagonista iria evoluir mas no fim ele foi jogado pra escanteio.
    Eu fiquei tão de saco cheio que nem me emocionei no final (desculpa a insenbilidade)
    Pensando muito agora se compensa ler o mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pra quem gosta da premissa inicial de Tokyo Ghoul eu recomendo o mangá, mesmo. Eu li uns 20 capítulos de Tokyo Ghoul e uns 12 do Re e a história é interessante. E tudo se desenrola com calma, sem a correria do anime, afinal, obra original né? Então, se você gosta da ideia e do enredo num geral, leia o mangá sim.

      Excluir
  4. eu gostei so não entendie muito o final mesmo, tipo a menina no chão vendo ken keneki passando, o outro fala foi ultimo pedido e dps ele foi preso ou morto?? fiquei nessa duvida!!! e falto mesmo mas lutas,sofreu tanto e nem teve tanta luta

    ResponderExcluir
  5. Alguém me explica oque aconteceu com o amigo do kaneki, nao intendo como ele morreu, na moral nao intendi metade dos motivos para alguns atos de alguns personagens nesse √a mas ta ne.
    Pra quem nao gostou vale a pena ler o manga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver gostado da ideia da história ou da primeira temporada vale sim. Se não, não.

      Excluir
  6. O cara sofre o anime todo, e eu esperando ele acabar com todo esse sofrimento no final, eu esperava que tivesse algo mais eu queria ver o kaneki acabar com tudo, conseguir fazer todos se entenderem então,mas fiz foi passar o dia todo triste depois que vi o último ep. Ja bastava todo o sofrimento que o cara tinha passado. Eu gostei do anime em si apesar de toda a bagunça, so não me conformei em ter acabado assim.
    Ps achei incrível tudo que falou sobre o anime vc falou tudo👏👏

    ResponderExcluir
  7. O cara sofre o anime todo, e eu esperando ele acabar com todo esse sofrimento no final, eu esperava que tivesse algo mais eu queria ver o kaneki acabar com tudo, conseguir fazer todos se entenderem então,mas fiz foi passar o dia todo triste depois que vi o último ep. Ja bastava todo o sofrimento que o cara tinha passado. Eu gostei do anime em si apesar de toda a bagunça, so não me conformei em ter acabado assim.
    Ps achei incrível tudo que falou sobre o anime vc falou tudo👏👏

    ResponderExcluir
  8. Esperar pra ver o retorno, um anime com uma ótima primeira temporada... desceu.. mas torço pra que o terceiro bombe.

    ResponderExcluir
  9. é triste quando animes promissores caem nas mãos da pierrot, sério, da vontade de explodir a pierrot pra eles não estragarem mais nenhuma obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk seria bom se não existisse se ela for como você diz ser msm.

      Excluir
  10. Minha opinião sincera sobre o anime: foi um lixo, tudo confuso e sem explicação, uns 2 anos atrás eu assisti o anime não gostei, dai uns tempos pra cá comecei a ler o mangá, é bem interessante, esse negocio dele ter entrado para aogiri não fez o menor sentido. Agora já estou no Tokyo Ghoul:re cap 35 e pretendo terminar

    ResponderExcluir