Menu

O passado nos condena

   Ainda bem que o tempo passa, a gente muda, evoluí e melhora, não é mesmo? O texto de hoje não é uma resenha, não é um tapa na cara da sociedade, nem um pensamento profundo sobre a nossa existência baseando-se na física quântica (oi?). O texto de hoje é sobre como todo mundo já teve seus tempos negros...

   Hoje eu estava lendo o blog, sim, eu estava lendo meu próprio blog, qual o problema? Eu gosto de admirar minha obra para melhorar ela depois, falou?  Okay, sério agora. Eu estava relendo minhas postagens antigas e eu percebi o quanto melhorei, sério mesmo. Como meu gosto melhorou, minha maneira de expressar minhas ideias melhorou, eu até compreendi melhor um anime que assisti já faz um bom tempo. Então, baseado nisso e outros pensamentos que estavam rodeando minha cabeça eu cheguei a uma conclusão óbvia: todo mundo muda e, muitas vezes, para melhor.

   Não foram só minhas resenhas que melhoraram, minha escrita toda melhorou. Certa vez eu estava relendo minhas fanfics... (Sim, eu escrevia fanfic. Escreveria hoje se tivesse uma ideia boa) E, MANO, COMO EU MELHOREI, CARAMBA. Minhas primeiras fanfics são hilárias, por sorte elas eram de humor, mas elas eram horríveis, cruzes. Dá uma vergonha de saber que fui eu que escrevi aquilo... Mas, ao mesmo tempo, dá uma felicidade saber que eu melhorei.

   Começar, qualquer coisa, é difícil. Seja começar a escrever fanfics, contos ou um blog.... Começar sempre é difícil. Às vezes não temos muita noção do que estamos fazendo, ou como exatamente deveríamos fazer, ou talvez simplesmente não consigamos nos expressar da maneira que desejamos. Mas o legal é o que tempo passa e aí você melhora. E, cara, é tão bom perceber o quanto você evoluiu sabe? Quero dizer, é tão bom ver que antes você escrevia um review de dois parágrafos, mas hoje sua resenha está grande. E não é enrolação é que você sabe quais informações colocar mesmo. É tão legal ver textos que antes só possuíam diálogos e agora têm narrações super detalhadas.... Enfim, essa evolução é, basicamente, a única parte verdadeiramente boa em crescer.

   Às vezes, vemos uma pessoa que está começando a fazer alguma coisa, qualquer coisa, e achamos engraçado ou fazemos piada porque ela não sabe se expressar direito, mas, cara, a gente também já foi assim. Nas fanfics mesmo é assim. Você lê uma fanfic em que a ideia é promissora, mas o desenvolvimento é capenga e aí você abandona e ri. Só que você se esqueceu totalmente de quando você começou. Que as suas primeiras histórias também eram meio capengas, que você vê as coisas de modo diferente agora...

   Enfim, em algum âmbito, o passado nos condena. A mim, a você... Nós todos já começamos algo, já fomos "ruim" em alguma coisa... Sei lá, a gente devia apoiar mais a galera que está começando, sabe? Ser mais compreensivo, não sei. Isso em qualquer meio, qualquer meio mesmo. Todo mundo já esteve na mesma situação, né? Não custa relembrar disso.


   Bom, esse texto foi absolutamente inútil. Foram só uns pensamentos que passaram pela minha cabeça e eu resolvi falar.

8 comentários:

  1. Agora deu vontade de ler uma dessas fanfics "hilárias" e "horríveis" hauehauehaue. Mas sim, venho acompanhando o site a um tempinho e dá pra perceber que você melhorou muito, as ideias estão mais organizadas, a estrutura geral do texto está melhor, enfim. Por motivos desconhecidos, depois que eu conheci esse blog, eu fiquei viciado em ler resenhas. Parabéns pela evolução, tenho certeza que você só irá melhorar mais e mais, continue com o ótimo trabalho. E esse texto não foi tão inútil assim, me deu vontade de começar a escrever pra ver se eu consigo aprender a fazer uma redação decente pro vestibular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI MEU DEUS EXISTE ALGUÉM QUE LÊ ESSA BAGAÇA REGULARMENTE??? Obrigado, Deus, obrigado por esta graça!!!! Velho, quando eu comecei eu era horrível... Tipo, de uns tempos pra cá eu melhorei muito, sério, graças a Deus kk. Ler resenhas é ótimo, assistir em vídeo também... RESENHA É TUDO! kk. Obrigada por gostar do que eu faço, ninguém nunca tinha dito isso antes, então ouvir (ler) isso é muito importante pra mim. Escrever é muito bom, recomendo, sério. Numa questão de vestibular eu recomendo que você escreva artigo de opinião, você aprende a empunhar a voz e todas essas coisas e ajuda bastante na hora da redação. Boa sorte na vida de pré-vest. E obrigada, mesmo.

      Excluir
    2. Sim, existe alguém que lê essa bagaça regularmente, pasme. Vontade de escrever eu tenho, mas não sou bom mesmo com palavras (justamente por isso quero ir pra área das exatas), e por mais que eu tente não sai nada aproveitável. Pelo menos no ENEM eu garanto uns 700 na redação, mas é só, o resto é uma negação. Até estranhei quando você disse que ninguém tinha dito isso pra você, mas sempre tem uma primeira vez, muitas outras depois. Obrigado pelas dicas e de nada, tamo aqui pra isso (não consegui pensar em nada aproveitável pra esse final, então fica assim mesmo)

      Excluir
    3. Que gracinha você, Leonardo! Olha, se você é de exatas, faz sentido você não ter muita afinidade com palavras... Mas escrever só se aprende escrevendo. Claro que algumas pessoas possuem uma pré-disposição à mais, mas ainda assim elas precisam de trabalho duro. Meu amigo me disse uma frase ontem "escrever, só se escreve, reescrevendo", poético né? É, ele era da Letras também. Mas, é mais ou menos isso mesmo. Começa devagar, no sei ritmo, que aos poucos as coisas fluem. Alguma coisa você vai conseguir escrever, nem que seja relatório de estatística, acredite! kk

      Excluir
  2. Realmente, todos deviam apoiar mais quem está começando. Tá aí algo para se pensar, mundo. Beijos de luz. ♥

    ResponderExcluir
  3. Que texto belíssimo, sinto que recuperei um ensinamento importante que esqueci durante o meu crescimento. E nem se atreva a dizer que o seu desabafo foi inútil, pois é uma conclusão riquíssima, que também é um um momento importante da sua evolução, uma vez que permitiu-lhe conhecer-se um pouco mais. E não só, você passou uma mensagem importante a si mesma que, uma vez gravada, estará sempre presente no seu crescimento. Você já pensou: como será que reagirei quando ler isto daqui a uns anos? Sinta-se orgulhosa por poder ler algo tão maravilhoso, algo que existe graças ao seu crescimento, algo que adveio da determinacao de cada escolha sua no passado. Um passado curioso sempre presente em si. Inté

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário belíssimo!!!

      Eu fico tão feliz, e as vezes envergonhada, quando vocês revivem esses meus textos mais antigos...

      Como uma pessoa que começou a escrever muito nova e sem maturidade nenhuma estou sempre repensando o que escrevi ou o que pensava na época. Sendo cem por cento sincera eu diria pra desconsiderar tudo que fiz até o ano passado. Eu mudei muito, mas tudo o que eu passei, pensei ou gostei culminou em quem sou hoje.

      Fico feliz que tenha gostado do texto. Afinal, todo mundo tem sua história, não é mesmo?

      Excluir
    2. Ah não, na minha opinião você nunca deve desconsiderar o seu passado, simplesmente aceitá-lo. Se você diz que o seu passado culminou em quem você é hoje, não o desconsidere. Cada escolha passada levou-a ao que você é hoje, e a partir do que você é hoje e da reflexão sobre o que você foi e o próprio passado antes de você, você vai continuar a crescer. Ninguém nasce excecionalmente extraordinário, então é natural que o que fomos outrora não se enquadre totalmente no que somos hoje. É como referi antes, um passado curioso (a nossa história, como você disse) sempre presente em nós. No nosso presente resta-nos continuar a crescer de acordo com a nossa atual vontade. Inté.

      Excluir