Menu

Resenha: Ansatsu Kyoushitsu (Assassination Classroom)

"Nós somos a classe E.... A classe do fim. Nosso alvo? Nosso professor!"

   A temporada de abril desse ano já está se despedindo e, com ela, vão-se os animes com os quais convivemos nos últimos três meses. A primeira série a dar adeus foi Ansatsu Kyoushitsu, também conhecido como Assassination Classroom, adaptada a partir do mangá de autoria de Yuusei Matsui. O enredo da história é um pouco simples, porém muito curioso. Uma criatura de espécie desconhecida explodiu quase a Lua toda e promete explodir a Terra também; porém, ele decide dar uma chance aos humanos de se livrarem desse destino. Para isso, ele se torna professor de uma classe do ensino fundamental e deixa clara a mensagem: seus alunos devem assassiná-lo até o dia da formatura. O aluno que conseguir matar o professor além de salvar o planeta ganha uma bolada em dinheiro.  Entretanto, obviamente matá-lo não é nada fácil, pois a criatura, metade alien, metade polvo, se move numa velocidade de Mach-20. 

   Quando eu vi que Ansatsu ia ser adaptado eu fiquei feliz e ao mesmo tempo bem curiosa. O anime foi 2-cour, o que significa que ele se iniciou não na temporada de abril, mas sim na de janeiro. Eu leio o mangá, (na verdade eu estou bem atrasada, mas ainda coleciono), então queria muito ver como ficariam os personagens numa animação. Assumo que gostei do resultado. Achei a adaptação bem boa. O traço me agradou bastante e os "gráficos" possuíam um efeito bem legal. Os personagens parecem, às vezes, ser tipo uma colagem no resto do cenário. Eu não sei explicar direito, mas é um efeito visual bem legal, e o traço é bem parecido com o do mangá.

   Em termos de adaptação de enredo, o que eu me lembrava de ter lido do mangá, também foi bem feito. Não aconteceram cortes muito grandes de coisas muito importantes, pelo menos não nos primeiros episódios do anime. A dublagem combinava bastante com a maioria dos personagens.... Em termos gerais foi uma boa adaptação, ao meu ver. Teve gente reclamando da abertura, dizendo que era sem noção e tudo o mais, só que o anime em si é sem noção. A única coisa que a abertura fez foi combinar perfeitamente com a história. A opening é colorida, animada, engraçada e muito wtf, bem ao estilo de Ansatsu mesmo.

   Falando do enredo, da história e tudo o mais, Ansatsu é bem engraçado. Ele não é sério, ele não tenta ser sério, ele é sem noção e, aparentemente, até que a história é bem boba, porém o conjunto todo é um entretenimento legal. Não é um daqueles mangás ou animes de fundir a cuca, ou de fazer você refletir ou chorar loucamente, mas é bom para passar o tempo. E rola uma ação de vez em quando, afinal ninguém é de ferro.

   Quanto aos personagens, precisamos dar destaque a três deles: Nagisa, Karma e Koro-sensei. O Nagisa é o protagonista do mangá, a bem dizer. Ele é o herói da história. Além de ter nome de menina, Nagisa tem cara de menina, jeito de menina.... Eu demorei dois volumes do mangá para me convencer que ele era garoto. Porque dúvidas não me faltavam sobre seu gênero. Inicialmente, ele parece ser um daqueles protagonistas chatos e inúteis, mas o Nagisa não é assim. De fato, ele é um personagem muito gentil, e seu porte físico não lhe concede muita força bruta, mas ele tem uma força interior, por assim dizer. O Nagisa tem um talento especial para o assassinato.

   O Karma... Bem... O Karma tem cabelo vermelho, acho que isso já diz muita coisa sobre ele. Veja bem, ele chama Karma, tem cabelo vermelho, é todo revoltadinho e tem um senso de humor um tanto quanto sádico. Ele é um garoto prodígio. Super inteligente, talentoso pra caramba.... Tanto que ele nem se esforça para praticamente nada, porque ele é meio que bom em tudo.

   Já o Koro-sensei, ele... Ele é hilário. Ele é um polvo, mas é dedicado aos seus alunos e às pessoas ao seu redor. Ele é um pervertido, é engraçado, é sem noção e faria qualquer coisa pelos seus alunos. Koro-sensei se move numa velocidade de Mach-20; balas comuns não têm efeito nele, então os alunos têm de utilizar uma munição especial. Todos os dias, a classe E o saúda com um tiroteio insano, do qual ele se desvia com facilidade enquanto faz a chamada. O Koro-sensei é um anti-herói muito carismático, com alguns mistérios por trás de sua criação.

   Como a história se passa numa escola, existem outros trocentos estudantes e personagens. Porém, eu não vou falar de mais ninguém, se não vou ficar o dia todo só falando dos alunos e dos outros professores. Quem quiser conhecer mais, vai ter de assistir. Porém, já vou avisando que todos os personagens contidos nesse anime/mangá são malucos à sua maneira.


   Ansatsu Kyoushitsu é um grande show de piadas, ele é bem nonsense, mas é um passatempo bem legal. Obviamente, se você tiver procurando um anime mais sério, com um enredo mais sério, cheio de reviravoltas e que te encha de feels... Bem, Ansatsu não é a melhor pedida. Mas, para quem procura só uma coisa mais engraçada mesmo, ou até mesmo algo que não faça muito sentido, vale a pena dar uma chance. O anime tem 22 episódios e o mangá é publicado no Brasil pela Editora Panini.

4 comentários:

  1. Comecei a ver ontem depois de ler sua resenha e estou adorando! Surreal, mas muito divertido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assassination é insano, em todos os sentidos que essa palavra possa ter haha.

      Excluir
  2. Eu só queria saber uma coisinha pq eu to vendo o anime e já tou com as minhas teorias: Koro-sensei se apaixonou por uma humana pq eu vi ele abraçando uma humana q parecia ser uma professora debaixo d'água

    PF responda essa minha dúvida cruel (sou louca por spoiler to procurando en Tudi quanto é lado mais não acho da origem dele e eu não queria pular pra final) então Onegai? Bjs amei seu post o anime é D+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu assisti as duas temporadas do anime já, então, como você gosta de spoiler eu vou ser sincera: a sua teoria está certa. Porém, tem mais coisa por trás disso tudo. Mas sim, o Koro-sensei se apaixonou pela antiga professora da classe E.

      Excluir