Menu

Resenha: Prince of Stride - Alternative

“Stride é sobre conectar sentimentos...”

E o anime da vez é Prince of Stride: Alternative! Eu sei, eu sei, não costumo assistir animes de esporte, mas para esse me rendi. 

Prince of Stride: Alternative foi adaptado a partir de um otome game de mesmo nome. O enredo gira em torno da equipe de stride da Academia Honan. Os primeiranistas do colégio, Fujiwara Takeru e Sakurai Nana, tentam recomeçar o clube, que já está praticamente extinto. Uma vez com o clube formado os garotos têm como objetivo ganhar o “End of Summer”.

Acho que a palavra que melhor descreve Prince of Stride é “animação”. Foi o anime mais animado de toda a temporada passada e, não, isso não é nenhum tipo de trocadilho. Acompanhar Prince of Stride me fez muito feliz e animada. Me diverti horrores com o anime, me fazia relaxar como nenhum outro.


Geralmente, não sou de assistir animes de esporte. Acho que acompanhei um número bem reduzido de história nesse estilo. Não que eu tenha algum preconceito ou algo do tipo, não é nada disso, só uma questão de poucos terem me chamado a atenção.

Quando vi Prince of Stride, inicialmente, não pensei em assistir. Um anime com a palavra “prince” não costuma ser, exatamente, meu tipo de anime. Entretanto, visualmente, tudo parecia muito bonito, então resolvi dar uma chance. Foi amor logo no primeiro episódio. E o negócio só foi melhorando a cada semana. Sempre mais divertido, mais empolgante, mais leve...Gostei mesmo de acompanhar a série.
 
Eu tinha com Prince of Stride o mesmo receio que tinha com Free! Embora, acredito ter mergulhado nessa muito mais desarmada do que quando comecei a assistir o anime de natação. O resultado acabou sendo o mesmo: conquistada, logo de cara. Assim que assisti a primeira corrida meu coração foi totalmente arrebatado pelos garotos da Honan. Uma das coisas que eu vejo como um dos grandes pontos positivos de Prince of Stride é a personalidade dos personagens. Eles são bem mais esféricos do que os personagens de Free que, por sua vez, são muito mais típicos. Obviamente, os corredores da Academia Honan têm características marcadas comuns ao gênero no qual se encaixam, mas eles têm algo a mais. Uma espécie de complexidade maior que me agradou bastante.

O clube de stride da Honan é composto por sete membros. Primeiramente, temos Sakurai Nana, a única garota do grupo. Ela entra na Honan só pelo stride e um dos seus primeiros objetivos é reviver o clube. A Sakurai é muito fofa e muito dedicada ao clube e aos seus membros. Sempre tenta ajudar todo mundo e tem uma das visões mais românticas, e bonitas, do stride.

Então, temos Yagami Riku, irmão mais de novo de um grande talento do stride. Ele é muito empolgado! De todos os membros é um dos que mais tem energia e é bom em vários outros esportes além do stride. Ele faz uma grande dupla com o, também novato, Takeru.

Fujiawara Takeru é um dos primeiranistas que, junto com Sakurai, tenta levantar o clube de stride. Ele também entrou na Honan só pelo esporte e é muito disciplinado. Takeru é muito focado; ele quer muito vencer o Ed of Summer, mais do que isso, ele quer muito correr. O garoto corre o tempo todo! E sim, isso me lembrou muito o Haru de Free!

Obviamente, não só de novatos se faz o clube de stride da Honan, não podemos nos esquecer dos veteranos. Dentre eles está Kohinata Hozumi, o mais delicado dos membros. O Kohinata parece uma garota e isso acaba causando alguns incômodos para ele as vezes. Ele é muito preocupado com a situação do clube e dos membros; também é muito empolgado e é ótimo em passar pelos obstáculos do percurso durante as corridas.

Entre os veteranos também se encontra Hasekura Heath. Vejo muito o Heath como o “grande boa pinta” do clube. Ele é o presidente e está sempre disposto a dar aquela injeção de ânimo no restante do grupo.

Outro veterano do clube é Kuga Kyousuke. O Kuga tem uma expressão meio misteriosa, como se uma espécie de névoa o circulasse. É um personagem bem intrigante, principalmente no começo da história. Inicialmente, ele é ex-membro do clube e está envolvido num conflito que.... Bem, assistam e descubram.

Por último, mas não menos importante tem o Kadowaki Ayumu. Ele é muito bom em shôgi e é, em teoria, o membro mais “fraco” do clube. Entretanto, Ayumu é bem esforçado e dá tudo de si pela Honan. Ele também está inserido em muitos dos escapes cômicos do anime.

Preciso falar ainda do professor responsável pelo clube, Dan Yuujiro, sempre com suas expressões idiomáticas cheias de significado, pronto para aconselhar seus alunos. Ele tem um ar sério e reservado, sem nunca deixar de se preocupar com o clube.

Todos os personagens do clube da Honan são muito especiais e queridos (e bonitos), cada um deles têm um diferencial bem legal e todos acabam sendo muito divertidos. Além dessa maior “complexidade” dos personagens, outro ponto forte de Prince of Stride é a pouca enrolação. O enredo não fica girando em volta sempre do mesmo conflito, as coisas se resolvem rápido, o que impede que fiquem muito dramáticas e cansativas. A história não foca só num problema entre dois ou mais membros do clube, ou no problema familiar de um único personagem.... As coisas se resolvem. Isso conferiu muito mais leveza ao anime e fez com que ele abrangesse mais conflitos. Era legal ver as coisas se resolvendo rápido, além da animação, empolgação e diversão que já proporcionava.
 
Quanto à trilha sonora, bem, animes de esporte costumam ter sempre isso como ponto positivo. Com Prince of Stride não é diferente. A abertura é super animada e contagiante, o encerramento gruda na sua cabeça igual chiclete e a música das competições combina perfeitamente com a cena. E que competições! As cenas de corrida são lindas, muito bem-feitas. Os personagens correm de um jeito muito lindo; as cores e a música dão um clima muito especial. É absurdamente empolgante. Você compra, mesmo, a ideia de que stride é sobre conectar os sentimentos. Todo o discurso bonitinho deles sobre o esporte faz sentido quando você os vê correndo. As cenas de corrida eram minhas cenas favoritas, fiquei muito apaixonada, mesmo.

Em resumo, Prince of Stride me divertiu muito. Foi animado, empolgante, leve, engraçado e bonito (em vários sentidos). Teve um discurso bonito sobre o stride, teve lindas cenas de corrida, teve discurso de amizade digno de shounen e não ficou girando em torno de um único conflito que podia ser facilmente resolvido. Isso tudo com uma boa execução: trilha sonora e animação dignas de um anime que tem como objetivo ser bonito mesmo! Foi muito gostoso acompanhar esse anime, torcer pelos corredores da Honan e rir litros com as cenas engraçadas. Pode não ter sido o melhor anime da temporada de janeiro, mas com certeza, é um ótimo remédio contra o estresse.

“.... leve esses sentimentos até a linha de chegada! ”



2 comentários:

  1. Olá, essa semana eu achei seu blog e já li todas as resenhas de animes disponíveis, já vi alguns mas esse anime em especial me chamou atenção, pois, nunca tinha assistido anime de esporte antes e estou simplesmente encantada com ele. *-----* Então obrigada pelas ótimas resenhas. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika, fico muito feliz que você tenha lido as coisas que eu escrevo. Fico mais contente ainda que você gostou e que eu pude te apresentar coisas novas. Eu que agradeço por você ler as coisas que eu fico tagarelando por aqui.

      Excluir