Menu

O que você está fazendo no fim do mundo? Está ocupado? Poderia nos salvar? - Sukasuka (resenha)

“Prometemos ficar juntos para sempre.
E esse voto me trouxe felicidade.
Eu percebi o quanto o amava
E essa realização me trouxe felicidade.
Ele me disse que me faria feliz.
E aquelas palavras me trouxeram felicidade.
Ele trouxe uma quantidade incrível de felicidade
e alegria para minha vida.
É por isso que posso dizer com toda certeza,
e ninguém pode me convencer do contrário,
que eu sou a garota mais feliz do mundo agora. ”

      A ficção possuí centenas de histórias de amor. A ficção também possuí dezenas de histórias de guerra. Não são raras, ainda, as narrativas de um futuro pós-apocalíptico onde nem a Terra, nem os humanos são mais os mesmos. Entretanto, talvez, seja um pouco menos corriqueiro o surgimento de histórias que consigam unir todos esses elementos. 

    Shûmatsu Nani Shitemasuka? Isogashii desu ka? Sukutte Moratte Ii desu ka? (O que você está fazendo no fim do mundo? Você está ocupado? Poderia nos salvar?, em tradução livre para o português), mais comumente conhecido como Sukasuka é uma narrativa que combina todos os ingredientes citados acima. A obra, uma série de light novel roteirizada por Akira Kareno e ilustrada por Ue, foi adaptada para anime durante a temporada de abril desse ano e conta com doze episódios.

   A história de Sukasuka se passa num futuro distante, quinhentos anos após a extinção dos humanos pelas mãos de terríveis Bestas. As raças sobreviventes agora residem em ilhas flutuantes no céu, fora do alcance de todos. Apenas um pequeno grupo de garotas, as Leprechauns, são aptas a utilizar as armas antigas necessárias para afastar as Bestas, garantindo a segurança da população. Essas meninas vivem uma vida instável e passageira, onde um chamado para a morte pode ocorrer a qualquer momento. No meio disso tudo surge um personagem improvável: um jovem que perdeu tudo em sua batalha final quinhentos anos atrás, o último ser humano vivo que acaba de despertar de um longo sono congelado. O humano, Willem, irá se envolver com as Leprechauns e juntos eles irão compreender gradualmente o que significa família e procurar proteger suas vidas.

   Sukasuka é uma história que, logo nos primeiros cinco minutos de episódio já deixa bem claro a que veio. A narrativa inicia-se com uma espécie de prólogo, para então retroceder e começar a contar a história propriamente. Neste curto prólogo já é possível perceber que Sukasuka será uma história permeada por drama e pelo elemento da morte, perfeito para emocionar o expectador.

      Não é spoiler dizer que Sukasuka termina em tragédia, uma vez que desde o início o expectador já tem uma boa ideia de qual será o final da narrativa; na verdade, tragédia é uma palavra ótima para descrever a obra. Um dos elementos utilizados para classificar uma tragédia é a ideia de uma história que “começa bem e termina mal”, e pode-se dizer que, de uma certa forma, Sukasuka é um pouco assim. Um pouco, claro, afinal não se pode dizer que uma narrativa onde garotas adolescentes lutam contra bestas, podendo morrer a qualquer momento, comece “bem”. 

    Entretanto, deixando de lado a definição de tragédia, Sukasuka continua lindo e emocionante. Apesar da alta carga dramática, capaz de causar até mesmo uma espécie de tensão na narrativa, a obra não soa melodramática nem piegas. Não é um drama forçado, ou uma novela mexicana, a carga sentimental é inserida devagar, em doses quase homeopáticas, preparando o expectador para o que estar por vir. Mais do que isso, ainda que você saiba o que está por vir, em alguns momentos aparece um ou outro raio de esperança.

    Para além disso, existem ainda momentos cômicos que servem para aliviar a tensão e o romance existente entre os protagonistas, fio condutor de toda a narrativa, é muito bonito, fofo e convincente.

   Veja bem, têm-se um mundo onde os humanos não existem mais, as raças que sobraram vivem em ilhas suspensa e há bestas sanguinárias prontas para atacar a qualquer instante. As únicas capazes de garantir a segurança desse mundo são garotas absurdamente jovens. Junto de tudo isso, têm-se um casal que precisa ser desenvolvido de uma forma que torne o elemento trágico convincente, de uma forma que comova o expectador. E dá certo! O casal é convincente, a narrativa é convincente, os personagens e a mensagem que tentam passar, tudo convence.

   Muito provavelmente, parte dos créditos pelo bom funcionamento da história deve ir para os personagens, em especial os dois protagonistas e as Leprechauns. Willem Kmestch é o grande protagonista da história. Ele é o último humano vivo e acaba de acordar de um sono muito longo, porém possui vários arrependimentos por ter falhado várias vezes em proteger as coisas que amava. Sem ter o que fazer ou para onde ir, Willem acaba arranjando um emprego como gerente de um armazém onde se encontram armas especiais. É nesse trabalho que se encontra novamente com Chtolly, uma garota com quem ele já havia cruzado na cidade antes.

       Chtolly Nota Seniorious, por sua vez, é uma das Leprechauns. Sua função é lutar contra as Bestas e por isso sua vida pode acabar a qualquer instante. Ela é uma garota muito dedicada, que cuida muito bem das Leprechauns mais novas, além de ser absurdamente forte. Não é surpresa nenhuma ela se apaixonar por Willem após encontra-lo novamente. 

    No que diz respeito à demais Leprechauns, elas são várias, cada uma com sua peculiaridade. As mais novas são absurdamente fofas e as mais velhas possuem um grande senso de responsabilidade com relação ao trabalho que desempenham. Porém, o que as une de forma inquestionável é o pouco valor que dão às suas próprias vidas.

     No mundo em que estão inseridas as Leprechauns são armas vivas, sua função é simplesmente proteger as ilhas flutuantes. Elas sabem que podem sucumbir a batalha em qualquer momento e não hesitam em descartas suas vidas para derrotar um oponente que seja muito forte.

      Toda a questão do pouco valor que as jovens garotas dão a si mesmas, somado à ambientação da história, mais o desenvolvimento da relação entre o Willem e Chtolly dão base à narrativa de Sukasuka e tornam a obra tão atrativa. É bonito, dramático, triste e deveras sofrido, sem deixar de ser engraçado e aquecedor em vários momentos. As relações que as Leprechauns travam entre si e as transformações que o convívio entre elas e Willem realizam em ambos é algo muito bom de se acompanhar.

      Sukasuka é aquela história que desde o primeiro instante o expectador já sabe o que o aguarda, sem grandes surpresas. Aos poucos, a narrativa vai construindo o caminho que o levará para o derradeiro fim. E embora já se saiba o que esperar, cada passo da jornada é valioso e ao chegar ao destino têm-se uma espécie de sensação de dever cumprido, misturado com um aperto no peito de saudade e a certeza de que valeu a pena toda a trajetória.


“Prometemos que sempre ficaríamos juntos
E essa promessa me trouxe paz.
Percebi o quanto ela significava para mim.
E perceber isso me deixou alegre.
Eu disse a ela que a faria feliz.
E aquelas palavras me deram satisfação.
Ela me deu tantas coisas
que eu achei que nunca teria.
Mas eu...”





6 comentários:

  1. Mais um anime para minha lista?! Mais um?!
    Ha, mas com certeza o gênero dramático é um dos meus favoritos. Nada melhor que ver uma tragédia de vez em quando, hehehe (medo de mim mesmo).
    Falando nisso, terminei de assistir Shigatsu wa Kimi no Uso, ele claramente se tornou um dos meus animes favoritos, você que o assistir quando tiver tempo, ele é simplesmente maravilhoso.
    Ah, e desculpe te atormentar todo post com comentários, e só que realmente este é o meu blog favorito e acho necessário estar sempre te incentivando com eles, nem que um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente.

      Sukasuka é muito doloroso, mas eu gostei bastante. Escrevi o texto, mas sinto que não fui capaz de expressar o quanto curti acompanhar Sukasuka haha.

      Olha, eu já assisti Kimi no Uso, mas tirando a trilha sonora e alguns personagens eu não sou mais tão chegada não. Desculpe hehe.

      Seus comentários não me atormentam, eu fico muito feliz quando os leitores interagem comigo. Me deixa muito contente ouvir que sou seu blog favorito. Faço tudo aqui com muito carinho, mesmo o ambiente sendo bem modesto. Só tenho a agradecer a leitores como você que comentam e me dão um feedback do que ando fazendo.

      Excluir
    2. Olá Andreza! :3 Quero te mimar também e dizer que amo muito seu blog, talvez seja repetitivo mas seu blog para mim é o melhor (as verdades tem que serem ditas), gosto muito do jeito que escreve! Desculpe se não dou feedback (sou tipo um fantasminha lendo certo?)

      Fiquei interessada em saber o porquê do "eu não sou 'mais' tão chegada não", se puder falar claro, é que eu sou muito curiosa e gosto de saber as opiniões diversas :B

      Excluir
    3. Oi, desculpe a demora pra responder seu comentário, não ando dando muito as caras por aqui.

      Olha, não é como se eu achasse um dos piores animes do mundo; ainda tenho carinho por alguns personagens e gosto muito da trilha sonora. Porém, Kimi no Uso é bem novela das seis. Todo o drama da Kaori, a evolução dele na verdade, não me toca mais. Não sei explicar muito bem, eu só acabei digerindo melhor e vendo alguns defeitos. E hoje não gosto tanto mais.

      Não sei explicar muito bem, eu só dei uma desencantada. Desculpa não conseguir dar uma resposta melhor, mas é que não tem muito o que explicar mesmo. Só me soa meio forçado algumas coisas hoje em dia.

      Desculpa a demora pra responder.

      Excluir
    4. Ah mas não tem problema! Estou muito feliz por você ter me respondido. Obrigada por saciar a minha curiosidade >..<

      Sim sim, te entendo. Realmente parando para pensar tem muita coisa forçada, que naturalmente não ocorreria, apesar de não me lembrar de tantos detalhes. Então você vê mais problemas no desenvolvimento da Kaori-san?

      Você me fez parar pra pensar por um ponto de vista diferente, o que é muito legal, porque só ouço elogios de Kimi no Uso. Eu gostei muito de Shigatsu, a trilha sonora é awesome mesmo! Chorei muito também porque a pele é fraca, hehe. Mas enfim, obrigada por compartilhar o que pensa e não tem problema sobre a demora, eu também demorei para responder *u*

      Excluir
  2. Antes pela sinopse não me chamou atenção, mas depois de ler sua resenha me deu vontade de ver

    ResponderExcluir