Menu

Resenha: O Diário de Anne Frank

E enfim eu li esse livro, meu Pai do Céu. Depois de protelar, de passar livros da Rowling na frente, enfim, eu terminei de ler O Diário de Anne Frank. Eu não preciso ficar falando sobre quem é a Anne, sobre a vida dela, nem nada disso, porque todo mundo já sabe. O livro é famoso, um clássico e um daqueles livros que você não pode morrer sem ler. Afinal, quem nunca ouviu falar no diário dela? Sempre que se fala em Segunda Guerra Mundial, Holocausto e Judeus, O Diário de Anne Frank é automaticamente citado. E por motivos notáveis, claro. 

   Devo admitir que o livro foi diferente do que eu esperava. Geralmente, nas histórias ambientadas na Segunda Guerra, sejam elas fictícias ou reais, o foco sempre foi a guerra em si, mas em O Diário de Anne Frank não é bem assim. Não que não se fale da guerra, porque ela é citada, o que é ótimo porque te faz lembrar de vários fatos e figuras histórias, bem produtivo; mas o foco não fica o tempo todo na guerra. Anne está escondida, isso é fato; Anne é judia, isso também é fato; Anne e sua família podem ser pegos pela Gestapo em qualquer momento, isso também um fato; ou seja, só o contexto da história já é a Segunda Guerra, não é preciso falar o tempo todo nela.

   Ao longo do livro são mostrados os pensamentos e sentimentos de uma garota dos seus 13 aos seus 15 anos, então, é legal. Por ser um livro famoso, ao meus olhos, Anne sempre foi um tipo de mito. Agora que eu li o livro ela se humanizou mais. Anne se tornou uma garota como qualquer outra. Ela erra, acerta, erra de novo, é rude, educada, mente, diz a verdade, fica triste... Anne Frank é somente mais uma adolescente comum. A diferença entre ela e as adolescentes comuns é que ela teve de passar esse período transitório e confuso trancada num esconderijo, escondida da sociedade, do mundo lá fora e tendo por companhia os pais e alguns estranhos, nada fácil. Por vezes ela é egoísta, e se reconhece como uma egoísta. Na verdade, a coisa mais legal é ver como ela muda de opinião sobre o pai, a mãe, a irmã, os companheiros do esconderijo e sobre si mesma. Anne se auto avalia o tempo todo, e até que se cobra bastante. Ela aparenta ser talentosa e levemente brilhante, ela parece ter sido uma boa garota.

   Anne morreu num campo de concentração antes de completar dezesseis anos, o último relato de seu diário foi em 1º de Agosto, antes de ela e sua família serem presos e mandados para campos de concentração.

   Há outra coisa, outro lado da moeda, que eu acho incrível nisso tudo. É interessante ver que mesmo nas nações dominadas pela Alemanha, (como é o caso da Holanda, onde se passa a história), ainda haviam pessoas dispostas a ajudar os judeus arriscando seus próprios pescoços pra isso. Essa é uma coisa muito significativa. Eu fico me perguntando com qual frequência isso ocorria na própria Alemanha, um dia preciso ler uma história verídica e alemã sobre uma situação assim.

   O fato é que, O Diário de Anne Frank não é um livro sobre a guerra, sobre o Holocausto ou sobre os judeus. O Diário de Anne Frank é um livro sobre os pensamentos, sentimentos, memórias, medos, receios, transformações e ações de uma adolescente que foi pega nesse rodamoinho. É a história sobre uma garota que teve de passar dois anos escondida, sem ver a luz do sol, pelo simples fato de ser de um povo diferente. No fim, talvez seja só uma história sobre o drama de uma adolescente que foi obrigada a crescer mais rápido do que as garotas normais de sua idade e que viveu muito mais coisas também. Anne me fez ficar louca por ela, louca com ela, com raiva dela, com vontade de dar uns sopapos nela, com vontade de dar um abraço nela e maluca pra ler as histórias que ela escrevia.


   Anne escrevia muito bem para uma garota de sua idade, ou melhor, ela simplesmente escrevia muito bem. Seus relatos são bem humorados e estruturados, a escrita é muito boa. Ela também é bem filosófica as vezes, capaz de pensar em coisas com um grande sentido e não bobagens clichês que pensamos aos treze anos. Anne era inteligente, engraçada e cativante. Eu enxergo Anne como uma garota comum, mas também a enxergo como uma pequena prodígio. Ler seu seu diário é uma experiência e tanto, algo muito intimo. Entrar na mente dela, vê-la de uma maneira que ela nunca mostrava pra ninguém. Definitivamente, O Diário de Anne Frank é um dos livros que você tem de ler antes de morrer, e dessa vez eu tô falando muito sério.

4 comentários:

  1. Olá, começei a ler este livro faz umas semanas mais to meio devagar, desanimada pra ler, mais você falando assim me deu até um impurrão, livros que se passam na segunda guerra são ótimos, um outro que não poderiamos deixar de citar é A menina que roubava livros, outro que se passa durante a Guerra, ótimo também, recomendo ! Adorei a resenha moça, um beijo ! ♥

    i-n-the-clouds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li A Menina Que Roubava Livros, é meu livro favorito, acho. Depois de Harry Potter... Vale muito a pena ler Anne Frank mesmo ele sendo paradinho. Era uma história real né, cara? Tensão...

      Excluir
  2. GENTE ME AJUDEM A DIVUGAR O MEU BLOG QUE E NOVO E CONTO ATENCIOSAMENTE COM AJUDA DE TODOS https://livros30490.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Então, ontem assisti "os campos de concentração Nazistas" está disponível no Netflix, e hj pesquisando vi a história da Anne Frank..... O que assisti ontem foi tão forte, marcante, cenas que não saem da minha cabeça, maldades ao extremo, daí hj....ao ler umas 15 páginas intercaladas desse livro....embora quase todos tenham morrido em campos.....não havia muito terror....as pessoas precisam ir até as profundezas das maldades que ocorreram nos campos....só pra terem noção do quanto a mente humana é capaz em fazer o mal.....indo à essas profundezas.....não haverá um mínimo de paz, graça ou beleza no período.....o livro de Anne...passou longe do que sei da guerra, sei tbm que Anne não tinha a oportunidade de continuar o diário dentro de um campo, muito menos relatar a própria morte ou torturas vividas....apenas quero indicar à vcs....vejam as barbáries que vi....foi tão forte que estou ainda com ódio dos Alemães....os culpados e os omissos....certamente hj a alma dos culpados sofrem no inferno. Desejo muito amor e paz à todas as famílias dos que sobreviveram....antes eu pensava que eram apenas perseguição aos judeus....nossa, foi muito além disso, que tristeza, que horror, que absurdo, não havia humanos, só havia leões contra simples coelhos, e qual as chances dos coelhos??? Até cheguei a me perguntar mil vezes...."pq Deus deixou isso acontecer". Desejo que jamais o mundo passe por isso, apesar que o estado islâmico tem feito muitas barbaridades, o mundo não muda.....muita maldade, muita omissão....muito ódio...."Deus, livrai a Terra da ganância e dos perversos, dai-nos mais amor, salve nossas almas"

    ResponderExcluir