Menu

Resenha: Ushinawareta Mirai wo Motomete


    E esse é o primeiro anime que eu assisto que foi adaptado de uma Visual Novel, socorro, eu estou "emo cionadaaaaaaaaaaaa!!!!" 

   Ushinawareta Mirai wo Motomete, que tem como "nome alternativo" ou "sub-título" Á la recherche du futur perdu ("Na busca do futuro perdido", em francês), é um anime adaptado a partir de uma Visual Novel de mesmo nome que foi lançada para Windows em 2010. O título é derivado de "Em busca do tempo perdido", um romance de Proust.

    O enredo do anime, por assim dizer, é inicialmente (só inicialmente) simples; a história se passa na região de Uchihama. A Academia Uchihama está crescendo muito e, portanto, vai trocar de prédio. Porém, antes que o colégio todo seja transferido para o novo prédio, haverá um último festival cultural e todos os alunos estão determinados a torná-lo um sucesso. O Clube de Astronomia do colégio se torna encarregado de manter as coisas em ordem e acalmar a inquietação dos alunos; entretanto, começam a ocorrer relatos de aparições de fantasmas, doenças do sono e outros incidentes misteriosos. Quando Furukawa Yui aparece na escola tudo só se torna ainda mais misterioso.

    Olhando assim por cima parece meio simples né? Só mais um anime de vida escolar com algum mistério envolvido, porém, não é só isso não. É confuso, muito confuso. Isso torna tudo muito legal porque, às vezes, depois de assistir um episódio, você tem de voltar e assistir um episódio passado pra ver se você está entendo direitinho a história. Isso se você conseguir entender pra valer a história, porque ainda tem coisa que eu estou absorvendo.

    Eu adoraria poder fazer uma resenha traçando um paralelo entre a VN e o anime, mas eu não posso por motivos de: eu não jogo Visual Novel, gente, desculpa. Portanto, eu vou falar só do anime mesmo que é o que eu conheço através do que assisti; se vocês quiserem saber mais sobre a VN deem um Google. Parece ser bem legal e acho que se você jogar fica mais fácil de entender todo o enredo e tudo o que acontece durante a trama.

    Voltando ao que interessa, vamos falar um pouco sobre os personagens do anime. Os personagens mais importantes são os membros do Clube de Astronomia. O clube é formado por cinco pessoas: Akiyama So, Sasaki Kaori, Haseruka Airi, Hanamiya Nagisa e Osafune Keni;  posteriormente a Yui entra pro clube aumentando o número de cinco para seis membros. De todos os cinco membros iniciais, o So é o mais ligado em astronomia, ele gosta pra valer desse negócio de estrelas, planetas e corpos celestes em geral. E, como os pais dele são cientistas e vivem no exterior, ele mora na casa da amiga de infância. A amiga, por sua vez, é a Kaori. A Kaori é aquele personagem bem... como posso dizer? Waifu? Isso, ela é aquele personagem waifu! Ela é linda e fofa, boa na cozinha, toda boazinha, um amor. E ela é apaixonada pelo So. (Isso pode parecer um spoiler, mas não é, porque isso fica muito claro com cinco minutos de anime).

    Meio que em "oposição" ao jeito meigo da Kaori - eu coloquei o oposição entre aspas porque não é como se elas fossem inimigas ou algo assim, mas a personalidade delas me soa bem diferente - temos a Airi. Ela é a presidente do clube e tem um grande senso de liderança. Airi pratica aikido, é forte e bate nas pessoas. Ela é meio agressiva as vezes, e é engraçada. É uma das minhas personagens favoritas (tô começando a achar que gosto de personagens agressivos em demasia).

    Depois da Airi, temos a Nagisa; ela é do terceiro ano e é, tipo assim, podre de rica. Ela me soa um pouco assustadora às vezes, não sei ao certo o porquê. Ela também tem uma aparência bem séria e possui uma caixa preta que é parte fundamental pro entendimento do anime. Quando eu vi aquela caixa preta eu pensei: tem algo de muito errado com essa caixinha ae...

   O outro membro masculino do Clube de Astronomia é o Kenny; ele é um intercambista vindo dos EUA e não é o mais inteligente dos membros, mas ele é engraçado. Eu diria que ele é quase o escape cômico da história.

   Por último, temos a Yui. Ela aparece de um jeito muito estranho, ela meio que "brota" do nada em Uchihama e é a segunda personagem mais waifu do anime. Não tem muito o que falar sobre ela além do fato de que a Yui é outra fofa. Como o grande mistério está todo bem ligado a ela, qualquer coisa que eu fale vai ser um spoiler, então, só posso dizer que: a Yui aparece do nada e logo você sente que tem alguma coisa muito estranha envolvendo seu aparecimento e sua própria existência.

    O anime num todo foi bem legal. Eu destacaria a opening como algo bem positivo, a música foi meio chiclete pra mim, acho isso bom. É uma trama confusa, não é algo que você vá entender sem pensar, você vai ter de pensar pra compreender tudo o que aconteceu, mas é uma boa experiência. É uma coisa mais complexa do que eu estou acostumada, achei bom. É mais sério também, o clima, a trama, tudo bem mais sóbrio, mais sério... Eu podia arriscar e dizer mais adulto, até. Eu recomendaria, se alguém me pedisse pra indicar um anime que "dá nó" na cabeça eu recomendaria Ushinawareta Mirai wo Motomete, sem sombra de dúvidas. Não foi o anime que mais me chamou atenção nessa temporada, mas não deixou de ser um bom anime, não analisando enquanto mídia anime. Se foi bem adaptado é outra história, aí vocês teriam de perguntar pra alguém que jogou a VN... Mas, enquanto anime, achei bem bom.

   Reforçando: é confuso. Eu achei confuso, mas a graça toda é ser confuso, isso torna interessante você assistir o anime. Você precisa se concentrar, prestar atenção, um detalhe que você perde pode fazer diferença. Portanto, se vocês quiserem algo mais complexo para suas cabecinhas, assistam Ushinawareta Mirai wo Motomete. Assistam e venham conversar sobre ele comigo porque eu estou nos feels e não tem ninguém pra conversar sobre ele comigo. Se você já assistiu me diz aí: foi meio complexo pra você também? Assistam e percebam: as engrenagens do destino não param de girar!


    

7 comentários:

  1. Acabei de assistir e...... Também me deu um nó na hora XD, mais com um tempinho,eu consegui entender

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigada por ler.

      Ushinawareta é um pouco importante pra mim, pois foi o primeiro anime adaptado de uma VN que eu assisti com a consciência de que era a adaptação de uma VN.

      Realmente, ele é capaz de dar uns bons nós na cabeça. Toda essa história de viagem temporal acaba criando isso mesmo. Porém, o bom de se trabalhar com viagens temporais é que se fica mais livre pra fazer um final que possa soar mais confuso. A graça, eu creio, é essa mesmo.

      Sobre se envolver muita gente na pesquisa e tudo o mais, eu acho bem comum esse "aproveitamento" de personagens. É bem mais prático inserir numa nova fase da história algum personagem já existente do que criar algum outro. Acontece bastante em muitas narrativas.

      Enfim, obrigado por ele esse post já antigo e fico feliz que tenha gostado daqui.

      Excluir
  3. Oi
    Eu assisti hoje esse anime kkk eu sei tô meio atrasada... Mas uma coisa me incomodou no final do anime, tipo o sou ele criou a yui baseada na kaori, intt as duas são a msm pessoa ( e o que acho), intt quer dizer que quando a kaori acordou era a yui e kaori em uma só...

    Tipo nos primeiros 5 episódios eu pensei que a yui era filha da kaori e do shou foi isso que deu pra perceber, mais acabou que saiu algo bem mais complicado e conforme osolicitado episodios eu assistia fui entendendo o anime ... BeMas legal e gostei

    E pra falar a verdade eu vim ver se achava a resposta pra minha dúvida aqui kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti faz muito tempo, mas eu vejo a Yui mais como um homúnculos do que qualquer outra coisa.

      Essa história dá bastante nó na cabeça mesmo, me deu vontade de jogar a visual novel depois de assistir o anime.

      Excluir