Menu

Resenha: A Culpa É Das Estrelas (filme)



   E eu assisti A Culpa É Das Estrelas. O filme estreou mês passado e, assim como o livro, causou uma grande rebuliço. Todo mundo indo ao cinema, os leitores comentando, todo mundo chorando... Infelizmente eu não assisti no cinema, eu assisti em casa. Obrigado à você, pessoa que gravou o filme, você me ajudou muito. 

   A primeira coisa a causar uma grande confusão na internet foi a escolha dos protagonistas, mais precisamente a escolha do ator que interpretaria o Gus. Todo mundo aceitou muito bem a Shailene Woodley, a Tris de Divergente, como Hazel; porém, quando o Ansel Elgort foi anunciado como Augustus, o pessoal não gostou. Os leitores começaram a reclamar, falaram que o Gus tinha de ser lindo, que o Ansel tinha cara de tchongo, que o Gus tinha de ter olho azul... Enfim, uma porção de coisa. Eu não tinha lido o livro nessa época ainda, mas depois que eu li, a coisa que eu mais fiquei me perguntando é: Por que todo mundo reclama do olho azul mas não reclama do cabelo? O Gus era ruivo, ele tinha cabelo acaju, isso importa muito mais do que a cor dos olhos!!! Bom, Ansel Elgot não tem olhos azuis, não é ruivo, mas é um fofo e foi uma Augustus muito bom, obrigada.

   Passado todo o grande role do "Ansel não vai ser um bom Gus" saiu o subtítulo do filme, ai eu encrespei. "A Culpa É Das Estrelas - Doentes de Amor". Okay, isso é muito ridículo. Ri litros, achei o negócio muito feio, foi muito estranho, mas tudo bem.

   Fim das tretas com relação a elenco, subtítulo e tudo o mais, enfim, o filme estreou. Ai o negócio ficou bom. Para quem não sabe, se é que alguém ainda não sabe, A Culpa É das Estrelas, tanto livro quando filme, conta a história de Hazel Grace, uma garota com câncer. Ela conhece Augustus Waters em um grupo de apoio; o Gus é uma cara muito legal, eles vão se aproximando e acabam se apaixonando. Tem mais coisa no enredo, como o fato de eles lerem o livro Uma Aflição Imperial, mas não vou falar sobre isso porque foi uma das coisas mais legais do filme e do livro também.

   Eu achei a adaptação muito boa, de verdade. Faltaram poucas partes, houveram poucas liberdades artísticas, a maneira com a qual a figurinista trabalhou com as cores foi muito boa e o elenco não deixou a desejar. O Ansel foi o Gus, ele é o Gus, eu não consigo imaginar outro Gus. A Shailene foi uma Hazel muito convincente também. No começo do filme não é tão emocionante, mas conforme o filme vai passando eles evoluem bastante. Dá até uma impressão de que o filme foi gravado linearmente e que os atores foram mergulhando mais nos personagens conforme a evolução das filmagens. Ta aí uma coisa que eu queria saber: teria sido esse filme rodado em ordem? Uma cena após a outra igual na edição? Não sei, o fato é que o casal principal deu certo.

   Agora vem a grande bomba, eu não chorei. Eu não derramei uma única lágrima assistindo o filme. Com o livro, apesar de não ter chorado, no final eu me emocionei bastante... Só não chorei no livro porque a passagem do drama para uma coisa mais leve e quase engraçada ocorre muito rapidamente. Eu ri muito, muito mesmo. Praticamente tudo que eu ri no livro eu ri no filme. Só tiveram duas cenas muito engraçadas, duas frases na verdade, que me fizeram rir muito no livro e que não teve no filme. A amiga da Hazel sobre o Gus: "Eu montaria naquele pônei perneta e cavalgaria o estabulo todo!" e a própria Hazel sobre o Gus: "Caras com uma perna só são muito sexys". Tirando essas duas cenas não senti mais falta de nada, pelo menos nada muito importante.

   Como sempre, diferentemente de todas as outras pessoas, as cenas que mais me emocionaram e que eu achei mais bonitinhas foram as cenas da mãe da Hazel. A Laura Dern, que faz a sra. Lancaster, foi muito boa. Nas cenas em que ela chora, nas cenas em que ela fala com a filha... Foi muito bom, sério.

   A parte mais engraçada do filme é a parte dos ovos, acho genial. Acho genial no livro, acho genial no filme também. É engraçada, é animada, é feliz, por assim dizer. Na verdade, eu não entendo porque as pessoas choram tanto com A Culpa É Das Estrelas. Eu acho a história tão divertida, tem tanta coisa engraçada... Pra mim é um livro e um filme pra você rir, não pra você chorar. É claro que tem as partes triste, sim, têm, mas acho que o que fica é o fato de que a Hazel e o Gus viveram. Eles tiveram a história deles, eles se apaixonaram, isso é algo pra celebrar não pra chorar.

   Em suma, a adaptação é muito boa, tá muito fiel, tá muito bonita. A trilha é muito boa, só teve duas músicas que me desagradaram um pouco, elas foram muito pops, e o Augustus e a Hazel são hipstera, então... achei meio "paia", mas de resto tá tudo muito bom. As reflexões da história foram mantidas e tem suvinir de Harry Potter em cena, portanto, assistam que tá legal. Ah, lembrando que eu não acho o livro tudo aquilo que falam não, o filme é exatamente a mesma coisa. É bonitinho, é divertido, é fiel ao livro como tem de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário