Menu

Resenha: Gokukoku no Brynhildr



   E o anime de hoje é Gokukoku no Brynhildr!!! Antes de começar queria deixar claro que considero esse nome muito complicado e demorei muito tempo para aprender a escrevê-lo e ainda mais tempo para conseguir pronunciá-lo. 

   Gokukoku no Brynhildr, também conhecido como Brynhildr in the Darkness, gira em torno de Murakami Ryota. Quando criança Murakami tinha uma amiga chamada Kuroneko, a garota era completamente obcecada por aliens e jurava ter encontrado com um. Entretanto, ninguém acreditava nas palavras de Kuroneko, nem mesmo o próprio Murakami. Um dia, Kuroneko resolve mostrar os aliens para Ryota, porém um acidente acontece levando à morte da garota. Anos se passam e uma nova aluna é transferida para o colégio de Murakami; Kuroha Neko, além de ter um nome muito semelhante ao da amiga de infância de Ryota é também idêntica a ela fisicamente. Koroha diz não ser Kuroneko e não ter nenhuma lembrança de Murakami, mas os mistérios envolvendo Kuroha vão além de sua semelhança com Kuroneko. A garota é possuidora de um poder sobre-humano e revela ser uma feiticeira.

   O anime é uma adaptação de um mangá de mesmo nome ilustrado e roteirizado por Lynn Okamoto, o mesmo criado de Elfen Lied. Por ser do mesmo mangaká de Elfen Lied eu esperava muito mais sangue e coisas cruéis e chocantes, mas até que Gokukoku no Brynhildr foi bem leve ao meu ver. Obviamente, o anime é um seinen e tem sangue e mortes e pessoas nuas, mas é bem mais comportado que Elfen Lied. Pode ser que o anime seja um pouco censurado, isso acontece às vezes, como no caso de Mirai Nikki: onde o mangá tem cenas mais "fortes" que o anime. O fato é que perto de Elfen Lied achei Gokukoku no Brynhildr bem bonitinho, diga-se de passagem.

   O enredo engloba bastante ficção científica, na verdade, ele tem bem mais ficção científica do que você espera quando começa a assistir. Isso é uma coisa boa, cada vez mais a história vai ficando complexa e vai te dando curiosidade e te fazendo ficar ansioso pelo próximo episódio, ou capítulo, caso você leia o mangá. A ideia inicial que você tem de Gokukoku no Brynhildr, quando você lê a sinopse e coisas assim, é de que a história é bem mais sombria e dark do que ela é realmente; existem cenas muito bonitinhas, cômicas e leves. Não acho isso um ponto negativo, pelo contrário, acho bom ter essa quebra e esse contraste entre o sombrio e sanguinário, e o cotidiano. Nem só de sangue e morte vivem os mangás seinen de ficção científica.

   Uma coisa que me incomodou um pouco foi o episódio final do anime. Eu meio que esperava mais. Pensei que ele fosse acabar em muito sangue, ou com um final onde várias coisas não fossem explicadas, sei lá, pensei em algo nessa linha. Não foi isso o que aconteceu. No quesito sangue e morte não fui decepcionada. Teve gente morrendo, teve um quase apocalipse, foi digno. O que me deu uma desanimada foram os minutos finais do episódio. O desfecho foi meio "bonitinho", mas eu sinto que podia ter terminado em sofrimento. Quero dizer, uma pessoa morre, ai mostram duas lápides e você pensa "nossa, que dó, aquela pessoas está naquela lápide", mas não, a pessoa me aparece viva e andando. Ela basicamente tinha sido cortada pela metade!!! Deu a entender que essa pessoa foi salva por uma outra pessoa, mas, mano, sei lá, ficou estranho aos meus olhos.

   Eu posso só estar sendo chata também, mas, eu esperava sofrimento. Talvez pelo final de Elfen Lied, que apesar de ser diferente no mangá e no anime, terminou muito sofrível. Um monte de gente é retalhada, é sangue pra todo lado e no fim o pior acontece e, acreditem, o pior não é a morte de um dos protagonistas... Voltando a Gokukoku no Brynhildr, creio que a única coisa que me incomodou foram os últimos minutos do episódio final mesmo. Durante o desenvolvimento do anime eu achei tudo bem legal. Algumas coisas são deduzíveis, mas outras são bem surpreendentes e tem uns acontecimentos que você fica: Cara, que legal!! Então, ponto pro Lyonn, ou ponto pro roteirista do anime, caso ele não tenha sido muito fiel ao mangá. A gente sabe que isso acontece, certo, amiguinhos?


   Então, acho que é isso. Ah, o anime tem 13 episódios. Não sei se tem os scans do mangá em algum site brasileiro, vou ficar devendo essa pra vocês. Mas, se vocês quiserem uma dica, procurem no Mangá Host, tem uma grande variedade de scans lá, pode ser que tenha de Gokukoku no Brynhildr também. Enfim, por hoje é só, ja nee!  

13 comentários:

  1. Quando o ryoto sai dizendo que ela nao vai se sacrificar atoa, aparesce uma cena em que a feiticeira que regenera volta, e quando a paralitica aparece, significa que ela curou a que tava partida em 2, entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi, véi. Embora eu tenha tido de puxar pela memória agora porque essa resenha é mór antiga kk. Mas eu ainda esperava mais sangue.

      Excluir
    2. Pois é, pelo que eu entendi ela curou a tarada de cabelo rosa, mas não apareceu de novo neh, estou aqui totalmente fora do hype, mas queria ver alguma critica desse anime que vi agr kk

      Excluir
  2. eu gostei d+++ do anime, será que vai ter 2 temporada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eta, guri, nem sei, viu... Acho que não, pelo menos até agora não tem nenhuma informação sobre isso.

      Excluir
    2. poxaaaa uma pena, anime mtooo bom, alguem conhece algum outro anime de msm genero?? horror, echii, drama, vida escolar que envolve td isso??? se tiver passa aeeeee

      Excluir
    3. Eta, Giovana! Olha, pegando o gancho horror+vida escolar, temos Another. É legal, é uma das poucas, a única obra, creio eu, que acho mais legal o anime do que o mangá; Numa pegada vida escola+gore+moe a gente tem Gakkou Gurashi essa temporada, parece bobo, mas é bom. Acho que são só esses mesmo. Não sei, não sou boa de recomendar anime, assim do nada, kkk

      Excluir
    4. Andreza vc sabe oq aconteceu com a kuroneko?Ela ficou viva só perdeu as memorias mas n mostrou mais nd sobre ela

      Excluir
    5. Olha, eu assisti faz muito tempo... Mas acho que o anime terminou meio nonsense mesmo. Mas ela aparece na cena final, não aparece? Eu não me lembro mesmo. Desculpa :(

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A Kazumi morreu ? Nas cenas finail ela aparece viva ai não entendi nada

    ResponderExcluir
  5. Mano chorei vendo esse anime

    ResponderExcluir
  6. O anime perde qualidade em níveis ENORMES a partir do episódio 11. Parece que os produtores estavam sendo pressionados pra avançar a história logo e acabaram comendo partes que não deveriam, coisas que teoricamente eram pra ser chocantes sendo tratadas como algo banal... e outros. Não recomendo, apesar de ter gostado DEMAIS até o ep 10.

    ResponderExcluir