Menu

Resenha: Tokyo Ghoul


   E o anime da vez é Tokyo Ghoul!!! Um dos animes mais comentados da temporada, Tokyo Ghoul causou rebuliço por onde passou e, assumo, isso é mais do que justo. Quando eu fui fazer minha “lista” de animes da temporada de julho, este foi o primeiro que eu escolhi para ver e não me arrependo nem um pouco da decisão. 

    Tokyo Ghoul se passa em uma realidade onde ghouls habitam a capital japonesa e há um grande conflito entre eles e os humanos. O protagonista da história é Kaneki, um universitário que, graças a um terrível incidente, torna-se meio-ghoul. A partir daí vários “paranaues” acontecem e o enredo vai se desenrolando.

   Para resumir tudo numa palavra só, eu achei o anime muito foda. O segundo melhor dessa temporada, de longe! Entretanto, eu vi umas reclamações por parte das pessoas que leem o mangá; pelo que eu entendi, o anime “correu” muito com a história do mangá, pulando umas partes, resumindo outras... aí teve gente reclamando por conta disso. Como eu não leio o mangá, para mim não fez diferença, embora eu prefira uma adaptação mais fiel à obra original.

   Uma coisa que eu gostei muito e me chamou a atenção foi, como sempre, a opening e o ending. As artes eram muito boas e as músicas também. Desde o primeiro segundo, quando soou a primeira nota da opening e eu vi o Kaneki sentado na cadeira de cabeça baixa eu pensei: “Meu Deus, que anime destruidor! ” Aí, quando o primeiro episódio acabou e começou a tocar o ending eu constatei que o anime era incrível mesmo.

    Eu tinha ouvido falar de Tokyo Ghoul em uma página de No Game No Life, as expectativas eram que ele “abafasse” os demais animes da temporada... Não sei dizer se isso aconteceu de verdade. Eu acho que Zankyou no Terror acabou por roubar mais a cena do Tokyo Ghoul, mas isso é conversa para outra resenha.

   Quando eu fui escolher animes da temporada de julho, eu tinha em mente duas coisas: primeiro, eu queria assistir as novas temporadas dos animes que eu já conhecia; segundo, eu queria assistir uns animes com uma temática mais dark, puxado para o horror, para a aventura.... Acabei não me atendo muito a essa resolução, mas acompanhei Tokyo Ghoul que, ao meu ver, pode ser enquadrado nesses gêneros também.

   Apesar dos pesares, consegui gostar bastante do protagonista. Geralmente, nesses animes, onde o personagem principal é metade alguma coisa, ele tende a ser meio passivo. No caso do Kaneki, ele é metade ghoul, ou seja, ele tem um lado humano e um lado assassino; obviamente, o lado humano do Kaneki é muito passivo e gentil, como era de se esperar. Nesses casos, eu costumo não gostar do protagonista por julgá-lo mole de mais, mas eu gostei do Kaneki. Talvez, porque ele não seja molenga por ser molenga, mas sim porque ele é uma pessoa gentil. Ele era humano e num piscar de olhos se transforma numa criatura que come carne humana; Kaneki precisa aprender a controlar esse novo lado, mudar seus hábitos alimentares, entender a essência e a alma de um ghoul... Ele precisa aprender a ser alguém diferente, alguém que não é normal! Geralmente, espera-se que você seja ou humano ou ghoul, nunca as duas coisas ao mesmo tempo. Kaneki tem de enfrentar essa barra, simpatizei com ele por conta disso.

   O que mais me agradou em Tokyo Ghoul, ao meu ver, foi a exploração do lado “humano” dos ghouls. Conforme a história vai se desenrolando, você vai percebendo que ghouls e humanos não são tão diferentes assim. Eles possuem os mesmos sentimentos, os mesmos medos.... Assim como os humanos, os ghouls só querem o direito à vida, se para isso eles têm de comer carne humana, eles comerão! Eles não têm muita escolha, diga-se de passagem.

   Com relação aos outros personagens, eu preciso destacar a Touka. Ela trabalha num café e é, simplesmente, um amor de personagem. Por incrível que pareça, ela não demonstra ser um amor de pessoa. Ela é pavio curto; séria, mas muito dedicada e tem um lado muito gentil. Já deu para perceber que eu adoro personagens gentis, certo? Haha.

   Quanto a evolução do enredo, embora, segundo alguns comentários, tudo tenha acontecido muito rápido, achei muito bom. É verdade que acontecem várias coisas, talvez até coisas de mais, porém tudo é compensado no último episódio. A evolução do Kaneki é assustadora! Fiquei muito dividida entre gostar, ou não, do que aconteceu no fim. Um lado meu achou tudo super foda e maravilhoso, outro lado vai sentir falta da calmaria e dos cabelos negros de um determinado personagem. Mas, em todo caso, foi muito legal! E também foi muito bonito; a trilha sonora casou perfeitamente bem com as cenas finais do último episódio, eu fiquei de queixo caído, embora já suspeitasse que esse tipo de coisa fosse acontecer. É impossível não receber spoilers através do tumblr, twitter, facebook e afins.


   Saldo final: apesar de ter visto algumas reclamações, achei Tokyo Ghoul um anime muito destruidor. Estou muito curiosa para saber o que aconteceu dali, da parte em que o anime se encerrou, para a frente. Vou tentar tomar coragem e ler o mangá.... Vai ser um anime que eu vou ficar almejando segunda temporada? Vai! Se meu desejo vai se realizar ou se ele plausível já é outra história. Se eu recomendo? Muito! Então, se você se essa resenha fez você se interessar por Tokyo Ghoul, assista e me conte o que achou; se você já assistiu me conte o que achou também, certo? Vamos todos conhecer a história do meio-ghoul de um olho só!

6 comentários:

  1. Minha amiga assiste esse anime, eu assisti uma vez um epi com ela e achei legal, tem um personagem meio sádico e tarado kkk lembra o Hisoka de HxH!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu deve estar falando do Gurmet... Ou do cara que torturou o Kaneki... Ai, Kami, personagens sádicos rola solto em Tokyo Ghoul

      Excluir
  2. Concordo com o que escreveu sobre a primeira temporada, mas o anime meio que perdeu qualidade na segunda temporada, a animação não ficou tão suave como da primeira e algumas coisas ficaram confusas, esperando a terceira temporada, espero que melhorem, no fim recomendo acompanhar o anime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falei isso na minha resenha do Root. É que assisto por temporada e nessa época era legal. Mas eu meio que desisti de Tokyo Ghoul em animação, acho que vou ficar mais com o mangá mesmo e tal.

      Excluir
  3. Anime super legal mesmo, só fiquei confuso um pouco no último Ep. Aguardando terceira temporada.

    ResponderExcluir