Menu

Resenha: Zankyou no Terror



   E o anime da vez é Zankyou no Terror! Gente, eu ainda to tão cheia de feels por esse anime, meu Deus... Foi o melhor da temporada, pelo menos pra mim, sério. 

    Zankyou no Terror gira em torno de Nine e Twelve, dois jovens com um passado conturbado e misterioso, que se tornam uma dupla de terroristas denominados, Sphinx.

    Quando eu vi a sinopse e o "trailer" de Zankyou no Terror eu resolvi que ia dar uma chance pro anime e não me arrependo nem um pouco disso. Eu assumo, que um dos motivos pra eu ter resolvido assistir foi a arte. Achei o traço super legal, o jeito que os personagens são desenhados me agradou bastante. Parece bobagem, eu sei, mas eu me importo com isso. Outra coisa que me interessou foi o fato de a trilha sonora ser composta pela Yoko Kanno, que também fez a trilha sonora de Sakamichi no Apollon. Eu nunca terminei Sakamichi, por motivos que agora não vêm ao caso, mas eu amava a trilha sonora e fazia força pra assistir só por conta disso.

    Voltando a Zankyou no Terror, um conjunto de coisas me fez assistir o anime e agora eu to aqui cheia de feels. Foi muito bom, sério. Não vou dizer que foi perfeito, até porque nada é perfeito e não tenho um nível de fangirl tão alto por Zankyou no Terror, mas achei muito bom. A história evoluí bastante, os episódios são sempre muito legais, porque sempre acontece alguma coisa inesperada. A maneira como a trama se desdobra é muito boa e o final é bem poético. Eu não usaria outra palavra para expressar meu sentimento com relação ao encerramento de Zankyou. A maneira como tudo acontece é bem poética.

   Falando um pouco sobre os personagens, eu nunca amei tanto dois terroristas como nesse anime. É quase engraçado, porque eu início eu tinha um receio com relação ao enredo; eu ficava me perguntando se não seria uma história sobre psicopatas malucos que explodem pessoas, e não, não é nada disso. Nos primeiro episódios, eu fui me afeiçoando muito rápido ao Nine e ao Twelve e eu queria muito, muito descobrir por qual motivo eles estavam implantando bombas por Tóquio; não parecia o tipo de coisa que eles fariam por maldade ou só porque estavam entediados... E tem um motivo! Um motivo muito grande e muito forte.

   Além dos protagonistas, existem mais dois personagens muito importantes para a trama: o investigador Shibazaki e a Lisa. O Shibazaki é o investigador mais foda do anime todo. Ele compreende os Sphinx, sabe como eles pensam e age com uma calma fantástica. Ele também tem uma cara de tédio genial. Já a Lisa, é a cúmplice; ela conhece o Nine e o Twelve e acaba se aproximando cada vez mais deles, por conta de uma determinada sequência de fatos. A Lisa é meio, assim, inútil... Eu vi algumas pessoas falando que a tarefa dela seria humanizar o Nine e o Twelve, mas com um passado como o deles, tá na cara que eles são mais que humanizados. Logo no primeiro episódio dá pra perceber que aconteceram algumas coisas muito trashs com eles na infância, eles sofreram, então eles não são só dois malucos! Entretanto, apesar da Lisa meio que só atrapalhar o anime todo, no último episódio você meio que entende o porquê da existência dela. A tarefa da Lisa não era humanizar os Sphinx, era outra; talvez olhar pra eles de uma forma que ninguém nunca olhou antes, ou algo assim. Não dá pra explicar muito bem sem dar spoiler, desculpa.

   Com relação a opening e ao ending, ambos são muito bonitos. Eu já disse que um dos motivos pra ter começado a assistir foi a trilha sonora não é? Então...  Ah, uma coisa que me agradou muito no enredo foram as constantes menções a Édipo Rei; elas foram usadas de forma muito inteligente e casaram super bem com a história dos Sphinx e as coisas que estavam acontecendo, genial.

    Em suma, apesar de, aparentemente, Zankyou no Terror ser só mais um anime cujo um dos protagonistas parece um fanart do James Potter (desculpa dizer, mas que parece, parece. O Nine parece um fanart do James, porissomesmoqueleleélindo), ele é muito mais do que isso. É uma narrativa super boa, que evoluí de uma maneira muito interessante e tem um final satisfatório. Se eu olhar para o último episódio somente com meus olhos de fangirl, talvez eu não goste do que aconteceu, mas uma vez que eu o encare criticamente, percebo que foi uma jogada e tanto aquele final. Um pouco triste, mas muito digno.

   Então, se você não tiver nada para fazer com o seu tempo livre, gaste-o assistindo Zankyou no Terror. São onze episódios incríveis e você não vai se arrepender!

9 comentários:

  1. Yoo! Sei que pareço uma intrusa assim do nada, mas comentei aqui no blog há alguns meses (por volta da altura em que você resenhou Noragami) e decidi voltar a tentar obter uma resposta. Caso você queira responder no meu blog, no meu nome irá encontrar vários, eu só apareço frequentemente no Forever Sapo. Aliás, aceita afiliação? É algo que gostaria de ter pedido há muito, principalmente porque eu adoro as suas resenhas e concordo bastante com elas. Sim, eu li a de Tokyo Ghoul e a de Kuroshitsuji, acompanhei ambos, e ainda outros animes da temporada.

    Antes de tagarelar sobre zankyou no terror, vou dizendo que acabei Sakamichi no apollon e gostei imenso. Você abandonou porque não gostou de alguma coisa? Ou o motivo é totalmente diferente? Enfim, suponho que terei de esperar pela resposta. Quanto a "melhores da temporada", eu gostei muito deste anime, de Barakamon e, se contarmos com a nova edição de Psycho Pass, gostei desse também. Pois, eu perdi a primeira edição, então devo ser das poucas pessoas que ficaram satisfeitas quando a repetiram antes de lançar a segunda temporada.

    Finalmente comentando Zankyou no terror, eu também fui convencida pela arte, pela sinopse e pela prévia. E eu concordo bastante com o que você disse - a ambientação poética do anime, transmitida por muitas coisas, como as frases, a animação, a trilha sonora, o foco da câmara em certos momentos, o significado por trás de tudo... Foi uma das coisas que eu mais gostei no anime. Agora, em termos de personagens - e aqui imagine que voltei a repetir que concordei com o que você disse delas - só acho que faltou referir a Five. Que está relacionada com o passado dos meus terroristas favoritos, que mal se pode chamar de terroristas, pois eles acabam por não matar ninguém ou quase, e embora a five tenha sido a primeira vilã decente do anime, e eu ainda não tenha intendido as verdadeiras intenções dela, admiro-a bastante. Pela sua inteligência predadora, por ter feito aquela dupla que parecia insuperável ter de quebrar o cérebro há procura de soluções para os problemas (já que, sem a five, eles teriam alguns momentos bem facilitados); Pela sua beleza, bastante única, um pouco surreal, e que combinou inteiramente com a sua personalidade e maneira elegantíssima de falar; E porque, no fundo, também tinha um propósito, então mesmo que o meu cérebro lento ainda não compreenda esse propósito inteiramente, no final, foi bem claro que ela nutria fortes sentimentos (um pouco paranóicos) pelo Nine, e de certa forma, protegeu-o. Só não acho que haveria necessidade de tanto drama, nas no fim, ficou muito bem.

    E também descreveria o final como digno :)

    Jaa ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, boa ideia isso de esconder a five, eu por acaso também me surpreendi quando ela apareceu (só não me surpreendi mais ainda porque já tinha visto gifs no tumblr), mas mesmo assim falarei dela quando fizer a minha própria resenha. Ainda bem que aceitou, vou já adicionar o Não me calo como afiliado ^^

      Excluir
    2. Eita, guria estragadora de surpresas haha... Brincadeira, é que não vi mesmo como falar da Five sem dar spoiler... Tu também tem tumblr? Aquele tumblr fica dando spoiler pra gente, Deus do céu kk

      Excluir
  2. Oi conheci o blog hoje adorei <3 ótima resenha. http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah cara.. E uma segunda temporada que nunca vem (e talvez nem virá) Seria o máximo. :'(

    Junto de Steins;Gate e Usagi Drop, Zankyou foi outro que me cativou do início ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levando em consideração o final de Zankyou creio que não haverá mais nenhuma temporada. Afinal, né...?

      Excluir
  4. Estou assistindo pela Netflix, achei seu blog procurando a trilha sonora, que foi logo o que me chamou atenção no Anime, até agora estou gostando bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZANKYOU É MARA! Desculpa, me empolguei kk. Fico feliz que goste de Zankyou, mesmo, o anime é muito bom. Obrigada por comentar

      Excluir