Menu

Resenha: Ano Hana



   E eu resolvi despedaçar meu coração de vez! Às vezes, por algum motivo aleatório você decide que está na hora de despedaçar seu coração, aí o que você faz? Isso mesmo, você vai lá e assisti Ano Hana.

   Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai (Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia), mais conhecido como Ano Hana, é um anime da temporada abril de 2011 famoso por despedaçar corações. Ano Hana conta a história de um grupo de amigos de infância que cresceu e se afastou. Um deles é Jintan que, agora no colegial, é um hikikomori (um cara que só fica recluso em casa e não faz nada da vida). Durante o verão, Menma, um membro do grupo de amigos, aparece na vida de Jintan dizendo ter um desejo. Para realizar o desejo de Menma, Jintan tem de reencontrar e reunir seus velhos amigos.

   O panorama geral da história, sem spoiler, é isso. Eu podia contar só mais uma coisinha, algo bem básico mesmo, mas eu achei tão legal ir deduzindo aos poucos ao longo do primeiro episódio, que vou deixar isso em off.

   Ano Hana, ai gente, Ano Hana quebrou meu coração. Eu estou até agora despedaçada por esse anime. Ele é lindo, não tem outra palavra para expressar, é lindo. Se eu achei Angel Beats destruidor, saibam que Ano Hana é morte certa! Todo mundo diz chorar com Ano Hana e, de fato, eu comecei a chorar logo que vi o ending pela primeira vez. Você tem de ser muito coração de pedra, ou muito forte, para não chorar com Ano Hana. Para vocês terem uma noção, no último episódio eu estava chorando tão alto, mas tão alto, que minha mãe veio ver se tinha acontecido alguma coisa comigo. Ando assistindo muito anime de fazer chorar né? Mas, vejam, eu sou muito mole, então talvez uma pessoa mais normal e controlada aguente o tranco.... Talvez.... Porque é difícil... Mas é lindo, muito lindo! É tão lindo que você chora pela beleza do anime.

   O grupo de amigos que eu falei é composto por seis pessoas: três meninos e três meninas. Eu vou falar um pouco deles agora porque acho importante. Certo, vamos lá. Primeiramente, nós temos o Jintan (Yadomi Jinta), ele é um hikikomori, então ele só vive trancado em casa, não vai escola, enfim, ele não faz nada da vida. Mas tem um motivo para isso, um bom motivo. Quando criança ele era o líder do grupo de amigos e é ele quem decide conceder o desejo de Menma, o que acaba acarretando a reaproximação dos Super Protetores da Paz. Sim, esse era o nome do grupo de amigos deles.

    Então, temos a Menma (Honma Meiko), que é uma linda, uma fofa, uma maravilhosa.... Ela é sempre animada, feliz, é bagunceira... A Menma é uma criança ainda, pois é. Ela se preocupa muito com os outros, ela é muito gentil, mesmo. E quando alguém que ela gosta se fere, de qualquer maneira que seja, ela chora. Eu amo muito, muito, muito a Menma, mesmo. Ela é uma fofa e é a grande chave do enredo do anime.

   A segunda da garota do grupo é a Anaru (Anjou Naruko), ela é muito linda. Acho que essa foi a primeira coisa que reparei nela, ela é linda. Ela estuda na mesma escola que o Jintan e ela é bem fria com ele, principalmente perto das amigas atuais dela; porém, ela ainda se preocupa com o antigo amigo. As meninas que a Anaru anda são um problema, elas não passavam na minha garganta nem um pouco. A Anaru tem uma coleção gigante de mangás e video-games. Ela também tem invejinha e ciuminho da Menma por conta do Jintan.

   O outro menino do grupo é o Yukiatsu (Matsuyuki Atsumu), ele estuda numa escola super fodona que prepara os alunos para o vestibular. É totalmente indiferente ao Jintan no presente. Atualmente ele é bonito, inteligente e popular, tradução, as meninas da escola dele ficam todas suspirando por ele, mas ele não dá bola para nenhuma. O Yukiatsu é muito atormentado pelo passado, é um dos casos mais críticos de todos os seis amigos, creio.

   A terceira garota do grupo é a Tsuruko (Tsurumi Chiriko), ela estuda na mesma escola que o Yukiatsu e é bem séria. Ela está sempre observando as coisas e é bem lógica. É a única a manter contato direto com alguém do antigo grupo de amigos, ela ainda é próxima do Yukiatsu. A Tsuruko é.... eu não sei, eu só gosto dela.

   O último membro dos Super Protetores da Paz é o Poppo (Hisakawa Tetsudo), ele é o mais animado e divertido de todos. Na infância é o mais baixinho, mas agora ele é bem alto. O Poppo não frequenta nenhum colégio, ele viaja pelo mundo com o dinheiro que junta trabalhando. Na infância ele admirava muito o Jintan e se diz grato aos amigos por o terem aceitado no grupo.

   Sobre os seis personagens eu só digo uma coisa: não se enganem, todos eles são sofredores no fim das contas. Mas no fim de tudo as coisas melhoram, e aí você chora, pois é. Com relação a opening e ao ending eu preciso elogiar muito, muito mesmo. Principalmente o ending. Ele é um daqueles endings que só de ouvir a música você já lembra do anime, ele é muito marcante, é muito bonito.  É tudo muito bonito em Ano Hana.

   O saldo final de Ano Hana foi: muitas lágrimas, muitas risadas, muito sofrimento, mais risadas e, por fim, mais lágrimas. Mas eu recomendaria super, para qualquer um. Ano Hana é um daqueles animes que você precisa assistir antes de morrer, tudo que falam dele é verdade. É muito bom mesmo. E só tem onze episódios! Portanto, nesse finalzinho de férias, tire um ou dois dias e assista Ano Hana. Você vai rir, chorar, se emocionar, mas, no fim de tudo, vai valer muito a pena, mesmo. Eu enxergo uns valores legais em Ano Hana, acho importante ressaltar isso. Acho que ele te faz pensar um pouco que perdoar é importante, mas se perdoar é tão importante quanto perdoar o outro. Então, assistam Ano Hana e chorem comigo. Afinal, Ano Hana é um daqueles animes lindamente insuperáveis!  

14 comentários:

  1. Ano Hana faz tum tum no coração até daqueles mais durões. Só de lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano Hana destrói vidas, mas a gente fica feliz por isso não é não? :D

      Excluir
  2. Olá!
    Sempre ouço falar muito bem desse anime e com você não foi diferente, haha. Já coloquei na minha lista... Vou criar vergonha na cara e assistir!
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saddy, assista, por favor. É lindo mesmo, você vai gostar ^^

      Excluir
  3. Achei seu blog procurando resenhas de aoharuido e amei <3

    ResponderExcluir
  4. Se Ano Hana já fez tudo isso, então nem assiste Clannad (mentira, você não é um ser humano completo enquanto não assistir o melhor anime de todos os tempos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso sofrer com Clannad!!! Mas vamos com calma, amiguinho, ainda tô me recuperando de Ano Hana e Angel Beats. Mas vou sofrer com Clannad um dia, prometo \o.

      Excluir
    2. sim, você precisa. Mal espero pra ler sua resenha dessa obra-prima (minha opinião coincide com a sua na grande maioria das resenhas, então quero ver se vai coincidir também em Clannad).

      PS: Adoro suas resenhas, continue sempre assim. Queria muito conversar com você sobre animes e qualquer outra coisa conversável

      Excluir
    3. Ai, menino, que amor você. Faço minhas resenhas na maior humildade com o pouco tempo que me resta kk. Fico feliz que você goste delas.

      Excluir
  5. Deeeus como não chorar? É perfeito! parabéns pela resenha muito bem escrita.Acabei de assistir o anime e estou me recompondo porque veeeei é perfeito

    ResponderExcluir
  6. Eu n sou o tipo de pessoa q costuma chorar... Mas esse anime fez umas pequenas gotas suarem dos meus olhos. e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito chorona, então sou suspeita pra falar... Porém, Ano Hana é muito drama pra alguém conseguir assistir sem chorar nem que seja um pouquinho. Tem de ser bem coração de pedra pra não se emocionar.

      Excluir
  7. Este anime ė triste mas emocionante.
    Acho que nao chorei,mas as lagrimas quase que cairam.
    Adorei o anime e o tema.
    Mas chorei mas com o shigatsu wa kimi no uso.agora vou ver clannad e ver qual o mais triste.

    ResponderExcluir