Menu

Resenha: Hibike Euphonium


"Eu quero ser especial, especial de verdade. Mais e mais especial!"

    Sim, eu sei, estou atrasada para essa resenha, mas vejam bem, não está fácil para ninguém, amigos. 
  
    O anime da vez é o KyoAni da temporada, Hibike Euphonium. O anime conta a história de Kumiko, uma garota que toca eufônio desde o fundamental. Ao começar o ensino médio, Kumiko entra na banda da escola ao lado de Midori e Hazuki, suas novas amigas. Uma vez na banda, Kumiko dá de cara com Reina, sua ex-colega de banda do fundamental. As duas tiveram uma espécie de desentendimento no dia da apresentação da banda. A banda atual, da escola Kitauji, não é a melhor do mundo, mas decide mesmo assim tentar chegar às nacionais. A partir daí é narrado o caminho que a banda terá de percorrer até chegar às nacionais.

   Quando eu fui ler a descrição do anime, no começo da temporada ele me pareceu bem slice of life mesmo; entretanto, ouvi dizer que a KyoAni tinha garantido que ele seria um drama. De fato, o anime tem drama sim, mas está bem mais pra slice of life mesmo. Antes de começar a falar as coisas boas que eu achei no anime, vou falar uma coisa que eu, apesar de ter achado o anime legal, não posso negar. Na verdade, creio que ninguém possa negar. Hibike Euphonium é uma clara tentativa da KyoAni de tentar recriar o sucesso de K-On; porém, K-On continua sendo muito mais legal. K-On tem uma espécie de magia. Ele é a primazia do slice of life pelo slice of life sem deixar de ser fofo, moe, bonitinho e interessante. K-On é um daqueles animes que tem uma coisa bem inexplicável que te faz gostar dele. Euphonium é legal, mas não consegue configurar tudo que K-On configura.

   Voltando a Hibike Euphonium, o anime é legal sim. Ele é bem slice of life sim, mas tem um pouco de drama, de fato. A animação é boa, é bonita, afinal, é KyoAni, amigos. A música de abertura é bem contagiante, eu cheguei a ficar até bem viciada nela. O tema do encerramento é aceitável, mas para mim não foi nada super legal. O desenvolvimento da história é aceitável e tem uma cena bem bonita no final. Na verdade, o anime é até que bem recheado de cenas bem bonitas.

   Comecei a assistir Euphonium porque ele trabalha com música, uma temática da qual eu gosto muito. Não digo que me arrependi não. É bom anime para se divertir. Ele não é inovador, maravilhoso, fantástico.... Não é nada que funda a sua cuca. Não é nada que te deixe de queixo caído no final, mas dá para você perder boas horas da sua vida com ele. E tem alguns episódios capazes de te empolgar bastante, sim.

   Vou precisar dar spoiler e falar de uma coisa que todo mundo comentou durante toda a temporada. Existe um pseudo-yuri entre Kumiko e Reina na história, isso é nítido. É algo nítido, mas ao mesmo tempo é de super bom tom e algumas vezes é sutil. Digamos assim: está na cara que está rolando um yuri, mas se alguém quiser fingir que não viu pode arranjar argumentos para desconstruir o romance que está surgindo ali.

   Eu não shippei o casal do yuri, não shippei mesmo, mas ainda assim o negócio me envolveu e me agradou. Eu não costumo assistir yuri ou yaoi, não é uma temática que me chame a atenção; entretanto, ver um yuri aparecendo num anime cujo o tema central não é yuri, foi muito legal. As cenas da Reina com a Kumiko são muito loucas e bonitinhas. É meio wtf e engraçado. E você fica sempre se perguntando "O que é que está rolando ai, meu Deus?" Eu gostei, sério. Obviamente a KyoAni não desenvolve o casal, de fato, afinal ela nunca desenvolve. Free! está aí para provar isso, né, amigos? Rei e Nagisa é aquilo lá que todo mundo já sabe.... Enfim, eu só queria dizer que achei super válido o pseudo-yuri em Euphonium.

    Eu daria umas três estrelas pra Hibike Euphonium, se eu fosse avaliá-lo dessa forma. Não foi o melhor anime da temporada, mas foi legal de acompanhar. Não é um anime pelo qual eu estou torcendo ou doida por uma segunda temporada, embora eu gostasse de ver como a história vai se desenrolar a partir do ponto em que o anime terminou. Mas é só isso mesmo, curiosidade e tal.


   Enfim, Hibike Euphonium é legal. Não foi um grande estouro, mas também não foi nada que a gente vá jogar no lixo e dizer que foi terrível, porque não foi. Foi bom, ponto. E as partes em que a banda tocava foi bem legal, isso foi sim. Eu gosto muito de música, então, é só colocar música que eu fico meio abobada e fica fácil me conquistar. Enfim, Hibike Euphonium foi um anime que serviu sim para me divertir na temporada de abril. Não foi K-On, foi Euphonium e conseguiu ressoar à sua maneira!

2 comentários:

  1. Poderia ter sido muito empolgante, poderia ter sido um K-On para musica clássica, mas começou lento demais. Enquanto no segundo ep de K-On, Yui se empolgava com a conquista de sua guitarra em Euphorium os três primeiros episódios poderiam ter sido resumidos a apenas um. Pra piorar, deram mais enfase as aulas edcentricas no início do que para o relacionamento das personagens ou mesmo para um contato maior do expetador com os instrumentos. Esse start marcha lenta, atrapalhou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de eu ter comparado a primeira temporada de Eupho com K-On, a pegada das duas obras são bem diferentes. O que eu quis dizer na época foi: várias menininhas fofinhas juntas sendo fofas e interagindo juntas, uma premissa semelhante. Porém K-On é humor e Eupho, como é possível observar na segunda temporada, tá mais pra um drama.

      Inclusive, Eupho melhora muito na segunda temporada, fica muito bom. Nunca escrevi sobre a conclusão da série, mas vale muito a pena.

      Excluir