Menu

Resenha: Neon Genesis Evangelion



   E, enfim, depois de muito protelar e arranjar desculpas, eu assisti Evangelion! Cheguei à conclusão que precisava, MESMO, assistir o anime quando até minha mãe já tinha assistido e eu não. Então, deixei a preguiça de lado, larguei de mimimi, parei de dar desculpas e fui assistir. Depois de 26 episódios e muitas exclamações apenas uma expressão seria capaz de expressar o meu sentimento após embarcar nessa: Que brisa do rato! 

   Exibido de Outubro de 95 até março de 96, Neon Genesis Evangelion se passa num futuro apocalíptico. A história gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres conhecidos como Anjos, utilizando "robôs" gigantes, as Unidades Evangelion (ou EVAs). Os EVAs são pilotados por crianças nascidas durante a época do Segundo Impacto, sendo um deles Ikari Shinji. Shinji, Asuka e Rei são os responsáveis por pilotar os EVAs da NERV, derrotar os Anjos e impedir o Terceiro Impacto que levaria à destruição da humanidade.

    Em resumo, a história de Evangelion não parece muito complexa. Aparentemente é apenas um anime do gênero mecha onde adolescentes pilotam robôs gigantes e lutam contra extraterrestres. Não era para ser nada de muito espetacular.... Acontece que Evangelion vai muito além disso. O anime explora as experiências pessoais, emoções e pensamentos dos pilotos e membros da NERV. A série também possuí simbolismos e temas religiosos, incluindo imagens que remetem à Cabala, ao Cristianismo, ao Judaísmo e ao Xintoísmo.

    Num todo, o anime é muito mais complexo do que se espera. Claro que muita gente já ouviu falar de Eva, eu ouço falar de Eva desde que me entendo por gente, mas nunca imaginei que fosse tão louco quanto é. Eu precisei comprovar com meus próprios olhos o quão instigante, confuso e interessante Evangelion pode ser. Toda a questão psicológica dos personagens explorada na série é, para mim, o que torna o anime tão interessante. Afinal, Evangelion consegue abordar essas questões sem deixar de lado a ação, o humor... O anime tem lutinhas, tem cenas engraçadas, tem garotas que gritam...  E tem uma questão psicológica que reflete o tempo todo em seu desenrolar.  Motivo é o que não falta para se apaixonar pela obra.

    Os personagens também são muito legais. A maioria deles é bem construída e as vezes você não sabe se gosta ou desgosta da personagem. E isso incluí as pessoas que criticam a Asuka por dizerem que ela "grita demais".

    E por falar em Asuka, a garota é um dos pilotos das Unidades Eva. Asuka pilota a Unidade 02 e é, sem dúvida, a personagem mais escandalosa de todo o anime. A Asuka é muito metida, por assim dizer. Em um primeiro momento você pensa que ela é muito segura de si, excessivamente segura de si, mas não se deixe enganar, não há um só piloto de Eva sem complexo psicológico.

    Já que falei da Asuka acho importante falar da Rei. Rei é a primeira criança, responsável por pilotar a Unidade 00; ela segue ordens com muita facilidade e não consegue ver muito valor em sua própria vida. No começo ela soa bem apática, mas todo aquele jeitão meio entediante dela a torna uma personagem bem legal.

   O piloto da Unidade 01 é Ikari Shinji, ele é o personagem que mais chega perto de ser o protagonista da história. O Shinji é cheio dos problemas, principalmente consigo mesmo e com o pai. Apesar de ser o protagonista ele não é o herói, em si, da narrativa. Entretanto, de todos os pilotos Shinji acaba sendo o que mais comete atos de coragem, por assim dizer.

    Uma coisa interessante em Evangelion é que nenhum personagem pode ser chamado de herói propriamente dito. O próprio autor da série em mangá da qual o anime foi adaptado descreve Shinji e Misato como extremamente "fracos, fraquinhos e fracotes". Traduzindo, o pessoal tem muitos problemas mesmo. Eles são inseguros, indecisos, acham que a vida não tem valor.... Basicamente, eles poderiam ser personagens de algum romance do Charles Bukowski! Entretanto, é justamente essa vibe depressiva, problemática e louca que torna a série tão boa.

     Além dos 26 episódios em anime, Evangelion possui seis filmes produzidos, sendo que alguns deles ajudam bastante na hora de entender todo o quebra-cabeça da série. Enfim, depois de dois dias maratonando o anime deu para perceber porque Evangelion é um clássico. Ele verdadeiramente entra na sua cabeça, você fica dias pensando no desfecho da história. Já ouvi muitas pessoas falarem bem de Evangelion e sabem de uma coisa? Ele merece todos esses elogios e muito mais!

      

4 comentários:

  1. Eva, Cavaleiros dos Zodíaco, DBZ, animes clássicos que você pode ver um milhão de vezes e ainda sim refletir bastante e mastigar bem a história. Acho que Eva foi um dos primeiros animes que eu vi e não me arrependi de forma alguma. Mas como de você mesma falou merecem tudos os elogios e muito mais. Ah, e, antes que eu me esqueça, como de praxe excepcional resenha. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cavaleiros <333 Confesso que dropeei Soulf of Gold, mas foi mais por uma questão prática do que por não gostar mesmo. Eva é uma vida toda, não é não?
      Moço, seria muito incomodo se eu perguntasse seu nome? Você tá sempre comentando aqui, super agradeço, queria saber como você se chama. Você é sempre muito gentil e bom comigo, eu não sou tão boa assim não kk. Obrigada por tudo, ja nee!

      Excluir
  2. Hum, certo então. Obrigado por reconhecer meu trabalho Pedro-san, você foi notado com sucesso <3

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha. Evangelion é realmente um anime para se dar destaque. Também gostei de você ter citado Bukowski.

    ResponderExcluir