Menu

Resenha: K. - Relato de uma busca



"Tudo nesse livro é invenção, mas quase tudo aconteceu."

  
   E o livro da vez é K. - Relato de uma busca. De autoria de Bernardo Kucinski, K. conta uma história que é ao mesmo tempo real e ficcional. O livro narra a busca de um homem, identificado somente como K., pela filha desaparecida durante a Ditadura Militar. A filha de K. era professora na Faculdade das Químicas da Universidade de São Paulo. A história do livro, apesar de ser uma literatura, é também a história da irmã do autor do livro. 

    Essa foi a primeira vez que li um livro cujo tema central tivesse relação com a Ditadura Militar brasileira. Já li livros sobre Nazismo, desaparecimentos, regimes totalitários, mas sobre a Ditadura, de fato, foi a primeira vez. No livro de Kucinski, literatura e realidade se misturam. A realidade é contada de forma literária. É ficção, mas é real. É real, mas é ficção. A filha desaparecida existiu, ela andou pelas ruas por onde andamos, ela respirou o ar que respiramos, ela era irmã de Kucinski, o pai à procurou.... Ainda que o conteúdo das páginas de K. seja literário, de uma forma ou de outra, a história é real. Seja pela ligação que a narrativa tem com esse caso específico, seja pela ligação que ela tem com todos os casos de desaparecimentos recorrentes durante a Ditadura.

    A maneira que a narrativa é conduzida torna a leitura rápida e interessante. Mas ainda assim, ela te afeta. O relato é, de fato, muito literário, entretanto, a gente sabe que aconteceu de verdade.... Que acontecia de verdade! Pessoas sumiram, pessoas morreram, pessoas nunca foram encontradas.... As famílias, que procuraram as vítimas desesperadas, não têm nem mesmo um corpo. Eles não puderam nem mesmo ser enterrados...

    K. são um relato fantástico. É a história de um pai, que como tantos outros pais, procurou a filha sem desanimar. A história de alguém que, mesmo quando sabia que a informação era falsa, não podia deixar de ir verificar. Simplesmente porque têm de ir. Simplesmente porque não ir, é pior do que ir e descobrir que tudo não passavam de mentiras.

    Ao ler esse livro, ao ler esse pedaço de uma história, uma dentre tantas, eu percebi com uma totalidade o quão cruel a Ditadura era capaz de ser. Eu sempre soube, mas agora eu tenho certeza, de que a Ditadura Militar foi um dos períodos, talvez o período, mais cruel e vergonhoso de toda a nossa história. E ainda temos de ver gente clamando pela volta dela...

     Não bastava sumir com a pessoa, não bastava fazer as coisas horríveis que se faziam, não, era necessário espezinhar a dor daqueles que esperavam por notícias. Era preciso mentir que fulano tinha sido visto não sei aonde, preso em tal lugar, o corpo encontrado lá no fim do mundo...

    O livro, verdadeiramente, te faz pensar em muitas coisas. Ele é a prova viva de tudo que a gente ouve na escola, de tudo que a gente lê, de tudo que a gente estuda. K. mostra que, de fato, tudo aquilo foi real. A Ditadura aconteceu, as pessoas morreram, as pessoas desapareceram e, muitas delas, até hoje não se sabe o que aconteceu ao certo. É tudo muito doloroso.

    Em termos literários, Kinski está de parabéns. É simples, mas muito bem elaborado. É sem firula, mas têm estilo. Convence, cativa, comove.... É bom! A maneira como o relato é conduzido impede o leitor de entrar numa grande onda de tristeza e desespero, sem que se perca o foco e a seriedade da narrativa.


    Quando eu ganhei esse livro, no Natal, eu não tinha ideia de sobre o que ele tratava, mas hoje posso dizer que foi uma experiência e tanto lê-lo. Nas páginas de K. foram imortalizas as memórias de uma história que não deve, nunca, passar desapercebida.

3 comentários:

  1. O irmão de meu avô viveu na época da ditadura militar no Brasil e me contou alguns relatos dessa mancha irreparável na história do nosso país. Como tenho uma prova viva de tudo o que aconteceu na "Era de Chumbo" nunca me interessei de verdade por livros de tal Era. Contudo penso em ler tal livro que, por dizer pela sua resenha, me parece realmente interessante. Boa resenha (podia ter tentado contar mais um pouquinho sobre a história mesmo que rolasse alguns spoilers, mas de resto ta tudo OK!). Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, cara, que foda (no sentido ruim) esse role com o seu tio-avô. Ninguém da minha família teve contato direto com a Ditadura, o pessoal era do interiorzão, então eles não sabiam lhufas do que rolava. K. é um livro e tanto, o mais legal dele é a forma como ele é escrito, gostei mesmo. Obrigada por comentar, ja nee.

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha. Foi objetiva e sem spoilers. Parabéns!

    ResponderExcluir