Menu

Resenha: Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru


"Quando você encara o abismo, ele te encara de volta"

   Um estudante comum do colegial. Uma bela garota apaixonada por ossos. Esses são os protagonistas da série de light novel de mistério intitulada Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru escrita por Shiori Ota e ilustrada por Tetsuo. A adaptação em anime, pertencente à temporada de outubro, conta com doze episódios e foi uma surpresa muito agradável nessa temporada. 

    A história gira em torno de Tatewaki Shoutarou, o estudante do colegial, e Kujou Sakurako, a osteologista completamente apaixonada por ossos. Shoutarou leva uma vida tediosa até conhecer Sakurako; e se a paixão por ossos advinda de uma garota tão jovem já não era motivo de estranheza suficiente, tudo se torna de fato intrigante quando o garoto percebe que sempre que está com a moça eles acabam por encontrar cadáveres.

Sakurako-san foi, para mim, um dos melhores animes da temporada. Desde o início ele teve uma premissa muito boa e se manteve assim até o final. Apesar de um pouco "parado", não acontecem muitas coisas em todos os episódios, a forma como a narrativa foi conduzida fez com que a experiência não se tornasse entediante. Logo que essa temporada começou, percebi que a grande salvação estaria no gênero mistério e afins. Nada me chamava muito a atenção, mas a sinopse de Sakurako-san fez com que eu parasse e pensasse "Okay, isso pode ser bom". E foi.

    Ao meu ver esse foi um anime bem completo. É importante ter em mente que nenhuma obra é cem por cento perfeita e que alguém sempre vai encontrar alguma coisa para criticar, mas algumas vezes nos deparamos com algo bem completo. Eu considero o anime de Sakurako-san um anime bem completo. A animação foi boa, a trilha sonora foi boa (tanto abertura, quanto encerramento, passando pela trilha dos episódios), o visual dos personagens, a narrativa, a história, a maneira como a trama se desenvolveu.... Eu fui muito capturada por Sakurako-san, foi uma experiência agradável.

    Pensando nos personagens, considero-os carismáticos. O Shoutarou é um fofo. Ele tem uma carinha de bom menino, meio ingênuo, meio neném... E eu sinto vindo dele uma vontade de impressionar a Sakurako, de se provar mais maduro, de se tornar digno de ser chamado por ela pelo próprio nome. Afinal, a garota dos ossos só se refere à ele como "shounen". Ao mesmo tempo, apesar de Shoutarou ser mais jovem, existem alguns momentos que ele usa uma espécie de autoridade sobre a Sakurako, meio que colocando ela na linha. Apesar de possuir uma carinha meio de bobo, o Tatewaki é mais do que isso. É um personagem a se considerar.

     Já quando olhamos para Sakurako estamos diante de todo o motivo, de todo o brilho, a autoridade da narrativa em si. Primeiramente, ela é uma pessoa meio excêntrica. Como é osteologista e adora ossos, a casa de Sakurako é cheia de espécimes que ela remontou à mão. Sim, ela têm um monte de esqueletos de animais espalhados por toda a casa. Isso somado ao grande imã que ela tem para sempre estar num lugar onde tem algum corpo enterrado e à capacidade que ela tem de ser absurdamente assustadora e madura num momento, e no outro agir como uma garotinha de dez anos, a tornam um personagem muito interessante. Não digo que ela é o personagem mais fascinante da temporada, porque esse título deixo pra Magata de Subete ga F ni Naru, mas Sakurako é uma das personagens mais fascinantes da temporada. Ela é linda, inteligente, misteriosa, complexa... E ela tem um ar tão atraente, uma coisa que te dá vontade de descobrir mais sobre ela.  

    E por falar em "ar" e "coisa", o clima do anime é muito bom. As cenas tinham um tom bem agradável. Ás vezes a cena começava com um tom leve e ia gradativamente se tornando mais tenso. Não era algo brusco, era gradativo... E nos momentos que eles tinham de resolver algum caso e a Sakurako pensava, a musiquinha de fundo fazia com que o expectador sentisse o cérebro dela trabalhando mais rápido. A música quase fazia seu próprio cérebro também começar a trabalhar mais rápido. Isso configurava à cena e ao anime um tom um tanto Hyouka, que por sua vez me remetia levemente ao tom de Sherlock.

Além de todas essas coisas, Sakurako-san teve uma das aberturas, quiçá a abertura, mais bonita da temporada. A música se encaixava perfeitamente bem com as cenas se desenrolando e as cores eram absurdamente lindas. As cores do anime todo eram muito bonitas, mas na abertura tinha um ar misterioso, místico, atiçava a curiosidade e envolvia. Foi minha abertura favorita nessa temporada de outubro. Outra coisa que achei bem interessante foi a maneira como os episódios eram apresentados, cada episódio era um osso o que se adéqua perfeitamente bem ao clima da trama.


    Resumindo tudo, acho que a palavra completo é o que melhor exemplifica Sakurako-san para mim. Talvez algumas pessoas reclamem do último episódio, mas eu gostei dele. Foi bonito. Deu um gostinho de quero mais. Isso somado a todo o desenvolvimento do anime me agradou bastante. Foi interessante, foi instigante, belo e misterioso como a própria Sakurako-san. 

"Reto e inflexível, igual a um fêmur, ele reprime a cidade e o coração de seus habitantes"

                                          



   
  


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário