Menu

Resenha: One Punch Man


   E chegou a vez do "Homem de Um Soco Só", o indivíduo mais forte da Terra, aquele que rendeu mais piadas ruins do que qualquer um poderia desejar: One Punch Man! 

    De longe um dos animes mais aguardados da temporada de outubro, One Punch Man tinha nas costas muita expectativa. A história gira em torno de Saitama, um assalariado residente na cidade Z, que resolve se tornar um herói por hobby. Acontece, que o cara se esforça tanto, e treina tanto que se torna o homem mais forte do mundo, e ainda perde o cabelo no processo. Saitama é capaz de vencer qualquer oponente com um único soco.

    Certo, quando todo mundo começou a comentar sobre One Punch Man eu estava completamente desinteressada. Eu não gosto de heróis em geral. A ideia de um super-herói nunca me agradou muito. Só que todo mundo falava de One Punch Man! Sobre como era legal, divertido, engraçado e tudo o mais. Então, de tanto ouvir as pessoas comentando e super hypados para assistir o anime, e após uma amiga que lia o mangá dizer que era mesmo legal, resolvi dar uma chance. Fiz bem.

    Normalmente, quando muitas pessoas falam muito de uma obra, as vezes eu acabo não gostando. Não porque a obra seja ruim, mas porque, geralmente, ela é só algo bem comum e eu vou cheia de expectativas que não são atendidas nem levemente. Mas, com um One Punch Man aconteceu o contrário. É completamente diferente do que eu imaginava. É legal.

  


Ouvindo falar de One Punch Man pela primeira vez, talvez tudo passe uma ideia muito boba. É bobo. E One Punch Man só é legal porque tem um lado bem bobo. O importante da história é que a narrativa reúne um bando de clichês das histórias de super-herói e brinca com isso. One Punch Man mostra o quão frustrante pode ser a rotina de um super-herói, mais do que isso, o quão frustrante é a vida do cara mais forte do mundo. Imagina só? Você vence qualquer oponente com um soco, você nem se diverte lutando porque não existe no mundo todo nenhum oponente à sua altura! É frustrante... E hilário.

    Eu vejo One Punch Man como um anime de humor, muito mais do que como um anime de batalha; embora o segundo gênero sempre tenha humor também. Apesar de existirem cenas de batalhas boas e emocionantes, elas sempre são quebradas ou terminam com alguma situação bem cômica. E a graça da história está toda aí. Os heróis são clichês, os vilões são clichês e então temos o Saitama que é o protagonista mais esquisitamente engraçado que eu já me deparei. Quando está lutando ele assume uma expressão séria, as feições fortes e decididas pra logo depois ter a maior cara de pastel que eu já vi. Esse jogo de expressões é algo muito legal e muito claramente perceptível, dá um toque bem interessante à história e ao personagem.

One Punch Man se saiu muito melhor do que eu esperava. Foi muito mais divertido, me apresentou um conceito interessante, me mostrou uma ideia interessante. Eu o consideraria inovador, de uma certa forma. Se formos pensar em toda a questão de retratar o dia-a-dia de um herói, inserido numa comunidade de heróis, numa sociedade onde se sabe da existência desses heróis, tendo de salvar o dia e conviver com o julgamento das pessoas.... É algo interessante, dá vontade de assistir ou ler. Basicamente, o foco é muito mais na vida do herói em si e em como ele se relaciona com o seu entorno do que nos vilões que ele vai derrotar. 


    Resumindo: depois de doze episódios mais um OVA, preciso dizer que One Punch Man é mesmo legal. É divertido, engraçado, tem lutinhas, um protagonista legal e personagens coadjuvantes legais também. De fato, a série está fazendo um sucesso muito estrondoso, então, talvez bata aquele receio, porém vale a pena dar uma chance. O mangá vai ser lançado no Brasil pela Panini, então quem tem "dinheiros" e gosta de colecionar a chance está aí.

2 comentários:

  1. O rosto dele é o melhor! Quando eu assistia rachava de rir com as reações dele. One Punch Man é legal demais, meu namorado ficou me enchendo o saco para assistir kkk. Acabei criando um gosto muito forte. Gostei de sua resenha, beijos!

    http://reticencias-infinitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. One Punch Man é mesmo um negócio bem louco. Eu acho que ele tem um conceito bem interessante. Uma coisa que considero curiosa é ver muita gente que gosta de super heróis não gostar de One Punch Man, isso é bem esquisito já que ele é a desconstrução do gênero.

      Excluir