Menu

Resenha: (500) Dias com Ela




   E depois de tanto protelar, prometer para os amigos e inventar desculpas, enfim, eu assisti (500) Dias com Ela. Com o título original de (500) Days of Summer, conta a história de Tom, um cara que trabalha escrevendo cartões. Um dia, durante uma reunião com seu chefe, Vance, ele é apresentado a Summer, a nova assistente do chefe dele. Nas próximas duas semanas ele tenta se aproximar da Summer de qualquer jeito, porém ele só consegue quando ele vai a um karaokê frequentado pelos colegas de trabalho. Eles acabam conversando e começando uma espécie de relacionamento. Agora não conto mais nada, até porque, todo mundo já deve saber o que acontece. 

   Eu nunca tinha assistido esse filme, nunca. Todo mundo me falava dele, que era lindo, que eu ia chorar, que era um clássico, só que eu sempre protelava. Hoje, eu resolvi tomar vergonha na cara, e fui assistir o filme. É bom, é legal, eu gostei muito. Ousaria dizer que ele foi promovido para meu filme favorito, depois de qualquer um do Harry Potter.

   O filme é muito "chorável", juro. Se alguém te falar: assiste, é lindo, você vai gostar, você vai chorar.... Acredite nessa pessoa, ela está falando a mais pura das verdades. Eu devo ter visto gifs do Tom e da Summer no tumblr desde que criei meu tumblr, isso foi em 2011, então, eu tinha uma ideia formada sobre o que seria o filme. Eu imaginava (500) Dias com Ela de uma maneira, e quebrei a cara. É diferente do que eu pensei, o final é ainda mais diferente. Eu tô apaixonada.

   Nunca gostei muito de comédias românticas, nunca. Em suma, eu só assistia comédia romântica com o Adam Sandler, porque ele me faz rir litros. Ou então assistia porque não tinha nada melhor passando na tv. Nunca fui o tipo de pessoa que gostasse de comédia romântica, é ilusório, me dá raiva e se eu chorar vou me depreciar por isso. No quesito comédia romântica, a única coisa que eu gosto é mangá/anime shoujo. Porque quando eu vou ler um shoujo faço questão de ler aquele que menos se parece com um romance colegial americano. Eu vou direto naquela história que o menino é esquisito, agressivo, com problemas familiares... Nunca leio shoujo onde o carinha é o mais popular do colégio ou coisa assim, porque já tem muito disso em filmes americanos no mercado. Por conta disso, eu sempre fiquei com o pé atrás de assistir (500) Dias com Ela. Eu ficava pensando que ia ser um romance super meloso, cheio de conflitos e desencontros e com um final super previsível. Não é assim.

   Eu devia ter assistido antes, juro. Devia ter assistido no dia que vi o primeiro gif desse filme no tumblr. Eu chorei, e pela primeira vez na vida não tô com vergonha de falar que chorei com um filme de romance. Eu chorei, o filme acabou comigo chorando, eu tô com vontade de ouvir The Smiths, eu não sei o que fazer da minha vida. É tudo tão lindo, sério. Acho que metade da minha vontade de assistir (500) Dias com Ela se devia às paisagens, as coisas que eu via no tumblr, os prédios, o parque... É tudo tão lindo, que dá vontade de ignorar a história central e assistir só por isso. O filme conseguiu despertar a "mulherzinha" que existe no meu ser, coisa que só acontece com os dois mangás shoujo que eu leio e com InuYasha. Eu tô apaixonada pelo filme, pela história, pelo Tom, eu tô apaixonada até pela Summer.

   Dizer que um filme vale ou não a pena é um tanto complicado. Varia muito de opinião, varia muito do conceito de "valer a pena", mas é um filme que eu recomendo. Como ele não é muito mulherzinha, você pode assistir mesmo sendo um homem. Na verdade, se você for um homem assista mesmo. Ser homem é mais um motivo pra assistir (500) Dias com Ela. Ser mulher é um motivo, existir é um motivo, respirar é um motivo. Se você consegue piscar já é um motivo!

   Eu só tô falando da parte do romance e tô esquecendo de uma coisa muito importante, o filme é engraçado. Eu dei altas risadas em várias cenas. Eu fiquei com vontade de fazer muitas das palhaçadas que o Tom e a Summer fizeram, juro. Eu sou uma pessoa que morro de vontade de fazer uma coisa muito idiota em público. Não necessariamente ao idiota, mas algo que as pessoas normalmente não fazem. Como falar com alguém sobre outra realidade como se isso foi real, cantar uma música a plenos pulmões, dançar no meio da rua, correr sem rumo enquanto toca uma música de fundo... Eu preciso fizer um clipe ou aturar (nem que seja como figurante) em um filme antes de morrer, se não, creio que nunca serei plenamente feliz. (500) Dias com Ela redespertou esse meu lado. Fez eu me lembrar como acho essas esquisitices legais, divertidas, engraçadas; como dá vontade de fazer coisas sem sentido sem se importar com o que os outros vão pensar. Acho isso demais.

   Em suma o filme é muito bom, eu adorei. A Zooey Deschanel foi incrível como Summer. Eu sou meio louca pela Zooey, desde que eu a vi em Ponte para Terabítia que, normalmente, gosto dos trabalhos dela. Gosto das personagens que ela faz e de como ela as faz. Já o Joseph Gordon-Levitt, o intérprete do (agora) meu querido Tom, não sei o que dizer sobre ele. Digamos que ele me convenceu muito, muito mesmo, como Tom. Nas cenas engraçadas principalmente, nas clássicas cenas do elevador... Acho eu passaria a tarde toda tecendo elogios ao filme, juro.

   Traduzindo tudo o que eu falei, assista o filme. Eu recomendo, eu sugiro, que você assista (500) Dias com Ela. O motivo? Bom, ele fala sobre uma história assim: Um cara conhece uma garota. Ele se apaixona. Ela não.

3 comentários:

  1. Filme ótimo. Enredo também.
    A vida é assim, muitas vezes.
    E o filme sabe muito bem como retratar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho o filme bonitinho mesmo, embora ele queira pagar de cultie kk.

      Excluir
  2. Meu numero 1! Esse filme me amadurecer, ja pensei igual ao Tom, temos que entender que nao é pq alguem tem nossos msm gostos e loucuras que essa pessoa é nossa alma gemea, cada um sabe lidar de uma forma a uma relação, Tom foi de cabeça e ficou chateado com a Summer, mas quem poderia culpa-la so pq ela nao estava afim? Esse filme mostra a vida como ela é, que relaciomentos podem nao dar certo. Mas que sempre entendamos que pra algo novo acontecer, outro tem que terminar, pra o Tom foi o fim do mundo, mas foi lindo o final! Quero mais filmes assim! Ja assistir umas 5 vezes e nao me canso!

    ResponderExcluir