Menu

Resenha: Versos De Um Crime




   Ver filme polêmico do ídolo? Confere! 

   Com certeza, um dos filmes mais comentados dos últimos meses foi Versos De Um Crime (Kill Your Darlings, no original em inglês).  Tendo no papel do protagonista Daniel Radcliffe e contendo cenas de sexo gay, o filme polemizou no Brasil. Pelo menos polemizou nas páginas sobre cinema e fãs de Daniel no facebook. Eu não pude resistir e assisti o filme, agora vou (tentar) resenhá-lo pra vocês.

   Versos De Um Crime é um drama bibliográfico cujo o enredo é mais ou menos o seguinte. Allen Ginsberg vai para a universidade e acaba se apaixonando pelo seu colega Lucien. Quando David Kammerer, um homem na faixa dos 30 anos, também apaixonado por Lucien, é encontrado morto, Allen, Lucien e seus amigos Jack e William tornam-se os principais suspeitos. Esse poderia ser um enredo de um drama policial comum, se não fosse pelo fato dos envolvidos serem os criadores do movimento Beatinik.

   O filme é baseado numa história real (acho que isso é meio perceptível, afinal trata-se de um drama bibliográfico) e tem como principal protagonista Daniel Radcliffe na pele de Allen Ginsberg.  Eu ouvi falar muito do filme, ouvi falar sobre as críticas que a obra recebeu e também, é claro, ouvi falar sobre a tal cena de sexo gay. Se falou tanto nisso, mas tanto, que eu imaginei uma cena super romântica, ou super forte, gigante, com pelo menos uns 10 minutos. Ela não dura nem três minutos direito.

   Eu não sou muito de assistir filmes de drama, ou polêmicos, ou até mesmo baseados em histórias reais. Entretanto, de vez em quando a gente tem de assistir algo mais consistente, ou mais cultie, ou, simplificando, um filme mais dramático e adulto, só pra variar. Dizer se uma obra é boa ou ruim é complicado; dá uma impressão que falta argumentos ou qualidades pra se dar á obra em questão, mas eu não tenho um vocabulário muito vasto (acho), então, eu direi que sim, o filme é bom.

   Eu imaginava o enredo, o filme, a história, o desenrolar e o final totalmente diferentes do que verdadeiramente eles são. Quando você ouve muito falar de um filme, você acaba formando uma ideia inicial sobre ele e você vai assistir tal filme com essa ideia. De um modo geral isso é bom, pelo menos pra mim, porque quando eu vejo que é totalmente diferente do que eu imaginava eu fico super feliz. Foi o que aconteceu com Versos De Um Crime. Não era muito o que eu imaginava, era/ é, bem melhor.

   Uma das coisas que eu mais gostei foi a interpretação do Dane Dehaan (o Lucien) e do Daniel. Eu consegui ficar bem confusa sobre o Lucien, ele passava veracidade e, um pouco de, loucura talvez. Então, embora eu não entenda muito sobre interpretação e coisas assim, acho que o Dane foi bem. Quanto ao Daniel, ele conseguiu fazer eu não me lembrar de Harry Potter. Quero dizer, é claro que eu sei que ele fez o Harry, é claro que toda vez que eu olho pra ele eu lembro do Harry, mas eu consegui não pensar: "Ah, ele faz isso como Potter também!". Allen é bem diferente de qualquer outro personagem que Daniel tenha feito, e eu acho que ele verdadeiramente conseguiu fazê-lo. É claro que se ele foi ou não um bom Allen deve vir de uma pessoa que conhecia o verdadeiro Allen, mas ao meu ver ele conseguiu fazer um Allen, me mostrar um Allen e eu verdadeiramente gostei disso.

   A cena destaque, pra mim, é do assassinato do David. Aposto que vocês acharam que eu falar de alguma pegação né? Erraram. A cena do assassinato é incrível. Pareceu muito real, talvez eu tenha pesadelos essa noite... Okay, brincadeira, mas verdadeiramente pareceu bem real pra mim. Dane foi "mara". Fiquei tipo: "Meu Deus o cara tá morrendo e agora?"

   Assim que eu disse no twitter que assisti esse filme vieram me perguntar: o filme é foda? Bom, é. Sim o filme é foda. É dramático, intenso, confuso e mais um monte de outras coisas. Um outro ponto que eu também gostei muito, foram as cenas da Universidade. Eu sou meio louca por escolas e universidades e eu faço Letras, então, nas cenas de salas de aula ou na cenas em que se falava sobre poesia, autores e coisas assim eu ficava lembrando das minhas próprias aulas o tempo todo. Logicamente minhas aulas são completamente diferentes, mas em Introdução aos Estudo Literários, às vezes (quase sempre) discutimos textos deste ou daquele autor ou teórico da literatura. Isso é demais, porque nem sempre concordamos com o autor, me lembrei disso nas cenas em que eles questionam a poesia e a literatura que eles estudam em sala de aula.

   Pra concluir, Versos De Um Crime é um filme bem interessante. Pra quem é meio maluca por autores, como eu, é legal assistir algo como esse filme. Eu fiquei muito interessada na poesia de Allen agora, vou ver se pego o (único) livro dele que tem na minha unidade pra dar uma olhada nas poesias. Tô meio com medo disso, mas, vamos lá! O que me lembra que: Se você for da FFLCH trate de não tocar nesse livro, eu vou pegar ele! Enfim, se você já tiver assistido diz o que achou aqui nos comentários, vamos trocar impressões. Se você ainda não assistiu, assista e depois me diz o que achou, certo? Até a próxima, com um filme menos dramático (ou não).

5 comentários:

  1. Ele escreveu um livro sobre a história, né?! Se sim, qual o nome do livro? Obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, escreveu sim kk, mas não me lembro o nome. Sei que é o primeiro livro que ele publicou, dos poemas dele e pá... Se você procurar na wikipédia você deve achar...

      Excluir
    2. "E os hipopótamos foram cozidos em seus tanques"

      Excluir
  2. Faz algumas horas que eu assisti o filme. Achei espetacular! Assim como você, eu também achei as interpretações de Dane e Daniel espetaculares. Acho que ninguém lembra de Harry Portter ao ver Daniel nesse papel intenso. Um bom filme.
    Ps: Tive a impressão que Lucien meio que não se aceitava homossexual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Dan me surpreendeu muito nesse filme. Quando vi as fotos das filmagens eu pensei no Harry por causa dos óculos, mas no filme em si é difícil fazer alguma ligação. O Daniel tem optado por fazer filmes mais densos ou de temáticas mais peculiares, ele parece estar indo bem nessa linha.

      Excluir