Menu

Resenha: Harry Potter - As Razões do Sucesso

    



    E depois de sei lá quanto tempo enfim eu venho fazer uma resenha aqui. Devo admitir que estou levemente envergonhada por fazer postagens tão esporádicas, mas com a faculdade, ficar longe do computador e coisas assim, vocês podem me compreender né? Enfim, como forma de me redimir gostaria de dizer que durante essa semana terá uma postagem por dia. Sim, eu preciso resenhar os animes da temporada antes que a temporada de abril comece de vez, certo? 
   
    Bom, vamos voltar ao tema da postagem de hoje. O assunto da vez é um livro chamado Harry Potter As Razões do sucesso. Assim como o nome sugere, a obra da psicologa Isabelle Smadja analisa o fenômeno Potter e quais as razões de ele ter feito o sucesso que fez e ainda faz.

    Como o livro é uma análise não tem muito o que eu contar sobre ele, mas a ideia é muito boa. Na época em que foi escrito e publicado a série Potter só contava com quatro volumes, então é bem interessante ver como certas coisas que Isabelle pensa têm mesmo fundamento e como outras não tem absolutamente o menor sentido.

    Como fã de Harry Potter, (se vocês não sabiam que eu era fã do bruxinho do capeta agora vocês sabem), fui uma experiência muito legal, porque eu nunca tinha lido um livro desse tipo. Eu li Harry e Seus Fãs, que conta a história do fenômeno Potter e do fandom Potterhead, mas um livro que analisassem Potter psicologicamente e coisas assim eu nunca li.

    Muitas coisas que Isabelle fala fazem todo o sentido, sério. A maneira como ela diz que várias das situações de Harry Potter podem ser aplicadas em nossa realidade é muito interessante. O modo como ela analisa Harry Potter enquanto literatura infanto-juvenil também. Entretanto, nem tudo são flores, em alguns capítulos ela dá uma viajada e tanto, falando de coisas que não fazem muito sentido ao meu ver. Principalmente o que ela fala do Lupin, que diferentemente do que ela imaginava representa um portador de HIV e não o que ela acha que ele representa. Sim, senhoras e senhores, a nível de curiosidade, se vocês não sabem, agora estão sabendo: Lupin, e todo aquele medo que ele tem de se envolver com Tonks e torná-la uma pária e coisas assim, deve-se ao fato de que sua licantropia faz um paralelo com o HIV. Maneiro, né?Trágico também.

    Voltando ao livro de Isabelle, ela faz elogios muito bons à obra de Rowling e cita dezenas de estudiosos sobre a literatura infanto-juvenil, fiquei super impressionada. Pontos negativos: os erros de nomes de personagens. Eu não sei se o erro é dela ou do tradutor, mas acredito que seja dela. Preparem-se para ler coisas como "Drago Malfoy" "Durleys" e mais alguns errinhos em relação ao enredo algumas vezes. devo admitir que fiquei tipo: Poxa, Isabelle, Draco quer mesmo dizer dragão, mas é em latim. É Draco, cara, não Drago....


    Porém, pela coragem e ousadia de analisar Potter dessa forma eu perdoo os erros de Isabelle (como se eu mandasse em alguma coisa né?) e perdoo as maluquices que ela escreveu também. É um livro bem interessante e divertido para os fãs de Potter e aqueles que querem ver como uma pessoa, de fora do fandom, é capaz de analisar essa série que mudou a história da literatura fantástica mundial.

2 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro.. Pelo que vc falou, ele deve ser muito bom.. Vou comprar ele em breve..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito louco. Eu diria que é mais louco do que bom, de fato.

      Excluir